Assinatura Premium Assinatura Premium

Mercado Livre adota 50 novos carros elétricos no Brasil

Publicado em 18/12/2020

Expansão da frota de carros elétricos faz parte do projeto sustentável na América Latina. Ao todos serão 70 veículos no Brasil, México, Chile e Uruguai

 

Como parte de sua estratégia de cuidado com o meio ambiente, o Mercado Livre - companhia líder em e-commerce na América Latina - está expandindo sua frota elétrica para completar o último trecho de suas entregas com uma logística cada vez mais sustentável. O projeto é a maior solução de logística elétrica realizada por uma empresa de e-commerce no Brasil e América Latina.

O Brasil, México, Chile e Uruguai vão fortalecer suas operações com veículos elétricos, com a incorporação de mais de 70 carros nesta primeira etapa. No Brasil, serão 51 carros elétricos, que vão se somar à frota já existente, composta por carretas, vans e aviões. O Mercado Livre tem planos de expansão da sua frota elétrica para os próximos dois anos.

 

"O crescimento do comércio eletrônico e a expansão das soluções logísticas também geram um aumento no nosso impacto ambiental. Queremos ser protagonistas do processo de transformação da indústria da região, rumo a operações cada vez mais limpas do ponto de vista ambiental e promovendo a chegada da mobilidade elétrica ao segmento comercial. Por isso, assumimos o desafio de promover e conduzir o diálogo para que o crescimento do negócio respeite o meio ambiente." - Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no Brasil.


Esses avanços estão em linha com a estratégia de meio ambiente e sustentabilidade do Mercado Livre para toda a região, vinculada à reconversão da matriz energética - tanto na mobilidade sustentável quanto no processo de incorporação de energias renováveis em seus escritórios e centros de distribuição. Nesse sentido, a Melicidade - a sede da empresa no Brasil, localizada em Osasco (SP) - possui a infraestrutura mais ampla de todo o Mercado Livre. O escritório conta com mais de 1.800 painéis solares que abastecem 20% do consumo e os 80% restantes são abastecidos por outras energias renováveis.

Paralelamente, está em curso a migração de três centros de distribuição no Brasil e dois no México para o abastecimento de 100% com energias renováveis, a ser concluída em 2021. O projeto inclui também operações na Argentina, Chile e Colômbia.

A caminhada para uma logística sustentável é mais uma iniciativa da estratégia de Sustentabilidade do Mercado Livre, que visa também colocar seu ecossistema, com suas ferramentas, soluções e inteligência em comercialização e acesso a mercados, a serviço dos negócios de impacto latinoamericanos.