Assinatura Premium Assinatura Premium

Mercado Livre anuncia cinco novos CDs e dobra capacidade operacional

Publicado em 12/11/2020

Ao todo, são 340 mil m2 que entrarão em operação até início de 2021, gerando 13.500 novos empregos diretos

 

Cinco novos Centros de Distribuição (CDs), totalizando 340 mil m2 e gerando 13.500 novos empregos diretos. Essa é a novidade anunciada hoje, dia 12, pelo Mercado Livre.
A operação nos novos centros está prevista para começar a partir desde mês, se estendendo até o início de 2021, significa que o Mercado Livre vai dobrar sua capacidade de armazenamento e de processamento de encomendas.

Os CDs ficarão em: três deles em São Paulo (dois em Cajamar e um em Guarulhos); um em Governador Celso Ramos (Santa Catarina) e um em Extrema (Minas Gerais).
Quatro, dos cinco centros, operarão na modalidade de fulfillment, quando o estoque dos vendedores é totalmente gerenciado pelo Mercado Livre, desde o armazenamento até a entrega ao cliente; e um centro será na modalidade de cross-docking, entreposto em que o Mercado Livre coleta encomendas, preparadas pelos próprios vendedores, e entrega aos compradores.

Juntos, os novos CDs irão agregar 340 mil m2 à malha logística da companhia, sendo 100% gerenciada pelo Mercado Envios, braço logístico do Mercado Livre.
Esses novos centros logísticos fazem parte do plano de expansão das entregas em até dois dias para todo o país. Lembrando que, atualmente, o Mercado Livre já entrega em até dois dias, a partir da modalidade de fulfillment, para 1800 cidades brasileiras onde vive 80% da população  do país. Em um prazo ainda menor, de entregas com 24hs, já são 70% da população atendida.

 

Fulfillment

Sobre a operação fulfillment, na cidade de Cajamar (SP), a empresa terá dois novos CDs, de 75 mil m2 e 112 mil m2, respectivamente. O primeiro desses, já começou a operar nesta última segunda feira, dia 09. Já em Governador Celso Ramos (SC), o Mercado Livre terá um CD de 32 mil m2, com capacidade de expansão para até 71 mil m2. Todavia, antes do CD ficar pronto, em meados de 2021, o Mercado Livre vai abrir uma operação temporária em janeiro de 2021, na mesma cidade, para atender a demanda da região Sul. A operação em Extrema (MG), terá 75 mil m2 e começará a operar até o meio do ano que vem.

 

Cross-docking

O CD de Guarulhos é o único preparada para atender em cross-docking. Serão 50 mil m2, e processará centenas de milhares de pacotes todos os dias, contando a proximidade do aeroporto para reduzir prazos de entrega.


“Além do reforço contínuo na nossa malha logística, destaco os esforços do Mercado Livre em desenvolver tecnologia própria para gerenciar toda a nossa operação logística. Criamos soluções para controlar todos os elos da cadeia, desde o clique da compra até a chegada do pacote na casa do usuário. As entregas via Full são feitas 70% no dia seguinte, e 80% em dois dias, e seguiremos expandindo com o uso da nossa frota aérea dedicada, o Meli Air.” - Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios, braço logístico da gigante da tecnologia.

 

Os novos centros de distribuição se somam aos três CDs de Fulfillment que a empresa possui - localizados em Cajamar e Louveira (SP), e Lauro de Freitas (BA) - aos 16 centros de cross-docking, à dezenas de hubs de última milha, e às frotas de quatro aviões e milhares de veículos 100% dedicados à empresa.

Atualmente, a empresa possui 600 carretas e mais de 10 mil vans que atuam entre os entrepostos, para ajudar nas entregas de encomendas.

A malha logística própria confere autonomia à empresa, que vem melhorando sua performance de entrega trimestre a trimestre. No período de julho a setembro deste ano, a rede gerenciada do Mercado Envios continuou ganhando penetração, atingindo 64% em uma base consolidada, encerrando o trimestre com 74%.

No Brasil, a penetração da rede logística própria atingiu 68% do total das entregas no período, versus 51,6% do segundo trimestre de 2020, resultando em novo aumento do NPS (Net Promoter Score), que mede o nível de satisfação dos clientes.

Os novos CDs estão contemplados no investimento anunciado pela companhia de R$4 bilhões no Brasil ao longo de 2020, que envolve também a ampliação da frota própria de entregas, instalação de novos centros de distribuição e cross-dockings, e o desenvolvimento de novas ferramentas com o objetivo de reduzir o tempo e o custo de entrega do marketplace.