Assinatura Premium Assinatura Premium

Mercedes-Benz comemora 65 anos de atividades no Brasil

Publicado em 30/09/2021

Em live realizada no dia 28 de setembro, a marca prestou homenagens e lançou a série Novo Actros “Coração Estradeiro” de caminhões top de linha


Foto: Divulgação

Nesta semana, a Mercedes-Benz completou 65 anos de atividades no Brasil. No dia 28 de setembro de 1956, o primeiro caminhão (L 312, o “Torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos aqui se tornaram grandes marcos para o próprio desenvolvimento do setor automotivo no país. Seis décadas e meia depois, a empresa é a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina e um player global do Grupo Daimler, gerando soluções de mobilidade para o transporte de passageiros e de cargas, tanto para o mercado interno, quanto para diversos países para onde exporta produtos.

Na noite de terça-feira (28), a empresa realizou uma transmissão online comemorativa prestando homenagem a todos que contribuíram com a hist´roa da Mercedes-Benz no Brasil: clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, parceiros e fãs da marca.

A live conectou todos esses públicos, reunindo também executivos de todas as unidades de negócios: Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, e Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Da Alemanha, enviaram mensagens Karin Rådström, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, e Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses, que reafirmaram a importância da unidade brasileira e do mercado local para a Companhia. Também estiveram presentes na homenagem Marcus Breitschwerdt, Head Global Mercedes-Benz Vans, e Matthias Lührs, Head de Automóveis Região Overseas.

NOVO ACTROS “CORAÇÃO ESTRADEIRO”

Um dos pontos altos da live foi o lançamento da série especial Novo Actros “Coração Estradeiro”. São 65 unidades de uma edição exclusiva, que faz alusão a esse marco histórico da empresa e que serão vendidas somente por meio do Showroom Virtual Star Online.

A Série Especial do caminhão extrapesado Novo Actros, top de linha da marca, ganhou cor da cabina, detalhes de estilo e vários itens sugeridos na pesquisa realizada com os próprios caminhoneiros de vários pontos do Brasil. Outro detalhe diferenciado é que os clientes poderão dar seu sobrenome aos caminhões. Essa iniciativa segue o conceito da promoção “Caminhão com nome e Sobrenome”, realizada recentemente pela Mercedes-Benz.

“Uma iniciativa como essa é a união perfeita da razão com a emoção. O que pulsa dentro do peito de cada colaborador na Mercedes-Benz é o que também pulsa dentro de cada um dos nossos clientes: um coração estradeiro. Esse é o tema do Novo Actros Série Especial 65 anos, que se refere tanto aos caminhoneiros quanto à Mercedes-Benz. Afinal, um coração estradeiro é o que nos une.” – Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

ESG

Mais de 100 mil colaboradores já passaram pela Mercedes-Benz do Brasil nesses 65 anos, ajudando a empresa a se tornar a maior unidade produtiva e o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Grupo Daimler fora da Alemanha. Além disso, também se consagrou como Centro Mundial de Competência da Daimler para chassi de ônibus e um player global de desenvolvimento de caminhões.

No Brasil, a marca já vendeu quase dois milhões de veículos. Isso se reflete na frota circulante: de cada 10 caminhões que rodam pelas estradas, 4 são Mercedes-Benz. E de cada 10 ônibus, 6 são Mercedes-Benz.

“Sabemos que as tecnologias avançam e nos levam a novos cenários com a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, conectividade e tantos recursos que chegam a cada dia para ampliar nossas possibilidades de inovação. Mas, acima de tudo, acreditamos no futuro porque desenvolvemos e confiamos nas pessoas e nas relações que construímos com cada um. Relações que nos fazem ampliar o nosso olhar para além dos portões das nossas fábricas e estender o nosso compromisso para o desenvolvimento social e econômico dos mais de 213 milhões de brasileiros. Falo das nossas ações que transformam tantas vidas, como as Unidades Móveis de Saúde, os Ônibus da Vacinação, o projeto Estrelas do Amanhã e tantos outros ao longo dessas mais de seis décadas.” – Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O executivo cita ainda ações como o Mobile Kids, Programa Na Mão Certa e outras ações sociais, ambientais e de governança que já existem há muito tempo na Mercedes-Benz do Brasil, muito antes do conceito ESG passar a fazer parte da cultura corporativa do Grupo Daimler.

“Temos também um grande compromisso com a promoção da diversidade e inclusão e com o respeito às pessoas. Tudo isso porque sabemos que o ser humano é o mais importante”, reforça.