LogTalk LogTalk

Microquimica Tradecorp otimiza logística para atender setor de agronegócio

Publicado em 24/09/2021

Empresa do ramo de insumos agrícolas investiu em depósito central na região de Campinas, que distribuirá produtos para centros logísticos nos estados de MG, MT, PR e BA


Foto: Divulgação

Com o intuito de contribuir com a logística no setor do agronegócio, a Microquimica Tradecorp, empresa que produz insumos agrícolas e está sediada no interior de São Paulo, estruturou um novo esquema logístico para atender consumidores nas diferentes regiões do país.

O centro logístico está instalado na cidade de Hortolândia. Já a fábrica e novo escritório administrativo estão localizados em Monte Mor. Ambos os municípios fazem parte da Região Metropolitana de Campinas (SP), por onde passa rodovias como Bandeirantes, Anhanguera, Dom Pedro I e Santos Dumont.

Já a escolha dos depósitos logísticos visa distribuir os insumos agrícolas da Microquimica Tradecorp em regiões estratégicas para a fluidez dos negócios da empresa. Esses locais receberão transferências de produtos do depósito central e, estando mais próximos dos grandes centros consumidores, poderão realizar a entrega dos produtos aos clientes mais rapidamente.

De acordo com o diretor de Operações da empresa, Rafael Leiria Nunes, a estrutura de armazenagem foi ampliada para conferir mais agilidade aos processos logísticos.

“Investimos em um grande e moderno depósito central, estrategicamente localizado às margens das melhores rodovias do estado de SP e nas proximidades de nossa fábrica e escritório administrativo. Além disso, estamos investindo em quatro depósitos logísticos avançados em Cuiabá (MT), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Uberaba (MG) e Ibiporã (PR).” – Rafael Leiria Nunes, diretor de Operações da Microquimica Tradecorp.

MUDANÇA EM PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

Para essa entrega otimizada, há uma série de mudanças em procedimentos operacionais, como maior rigor na separação, preparação e verificação dos produtos a serem despachados.

Segundo Rafael Leiria, trata-se de um trabalho que envolve toda a empresa. Um exemplo é a equipe comercial, que precisará aumentar o nível de comunicação com a área de logística por meio de previsões e ajustes orçamentários. O objetivo é otimizar o planejamento da produção e alocação de estoques entre o depósito central e os depósitos de distribuição. Nesse processo, também foi estruturado o uso de ferramentas de inteligência para viabilizar o monitoramento das entregas em tempo real.

“Com isso, o consumidor receberá os produtos da Microquimica Tradecorp cada vez melhor acondicionados, em veículos seguros e adequados à agilidade que daremos aos nossos processos. Este comprometimento logístico levará ao produtor rural as melhores soluções tecnológicas em nutrição de plantas de uma forma cada vez mais ágil e econômica.” – Rafael Leiria Nunes, diretor de Operações da Microquimica Tradecorp.