Assinatura Premium Assinatura Premium

Mobileye, tecnologia distribuída com exclusividade pela Zatix no Brasil, recebe certificação do CESVI

Publicado em 17/06/2014

Mobileye, tecnologia de visão artificial de última geração capaz de gerar alertas para prevenir colisões iminentes, acaba de receber a certificação de avaliação técnica do CESVI, centro de pesquisa que oferece soluções para a qualificação do setor automotivo

O principal objetivo da avaliação do produto, que no Brasil é comercializado integrado ao rastreador e ao Portal de Telemetria Omnilink por meio do  módulo Safe Driving -- uma solução exclusiva da Zatix -- era confirmar as especificações técnicas informadas pelo fabricante e comprovar as funcionalidades do produto. Os testes aconteceram em rodovia e pista de teste controlada. Foram realizadas as análises e medições do comportamento do equipamento por meio de simulações de situações de trânsito que o equipamento se destina a informar. Foram testes de eletrônica, testes dinâmicos em situação real, testes de alerta de saída de faixa contínua e não contínua, sem e com sinalização, entre outros, e cujos resultados levaram à certificação do produto.   

Mobileye é composto por uma câmera instalada no pára-brisa para monitorar a área à frente do veículo e sinalizar ao motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, a iminência de colisões contra veículos e pedestres com cerca de dois segundos de antecedência em relação ao tempo médio de reação de um motorista. Esse tempo adicional diminui em até 90% o risco de uma colisão. O sistema identifica, por exemplo, pedestres e ciclistas nas proximidades do veículo, avisa quando o motorista está saindo da faixa sem acionar a seta e pode até controlar os faróis, para não ofuscar a visão dos condutores que vêm na direção oposta. Pesquisas internacionais mostram que 1,5 segundo a mais no tempo de reação é o bastante para quase eliminar a chance de uma colisão traseira.

No Brasil, o Mobileye faz parte do Safe Driving, módulo adicional do Portal de Telemetria Omnilink, que visa a prevenção de acidentes. Integrado aos rastreadores Omnilink, essa tecnologia também gera uma série de informações para as empresas sobre o modo de condução dos veículos e motoristas de sua frota. Os alertas em tempo real na cabine, por sua ação repetitiva a cada infração cometida, geram uma mudança natural no comportamento do motorista, para uma direção mais segura. Complementarmente, os relatórios que podem ser extraídos no portal permitem à empresa desenvolver programas de reconhecimento e de treinamento para sua equipe.

Cileneu Nunes, presidente da Zatix, destaca a grande aceitação que o sistema vem conseguindo no mercado. “As empresas sabem que uma grande parte dos acidentes acontece por distração do motorista, o que envolve prejuízos materiais e humanos, e reconhecem no Safe Driving uma solução inteligente para diminuir este risco”, observa, lembrando que um estudo da Virginia Tech Transportation Institute, nos Estados Unidos, indica que 80% de todos os acidentes acontecem por falta de atenção dos condutores envolvidos. ”Todas as soluções desenvolvidas pela Zatix passam pela certificação do CESVI, que é de importância reconhecida no setor de transportes”.

 

Acesse nosso canal no Youtube, assista ao vídeo do teste e veja o Mobileye em ação: https://www.youtube.com/watch?v=g-tFFCePsJI