Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Logistica do Futuro 2022

Montadoras focam em caminhões da linha leve para amparar distribuição em centros urbanos

 

Publicado em 13/06/2022

Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco apresentarão novidades na 22ª edição da TranspoSul, começa hoje (13); caminhões de pequeno porte representam 9,50% do mercado, segundo a Fenabrave

Por Redação


Foto: Divulgação

Começou hoje (13) a 22ª edição da TranspoSul (Feira e Congresso de Transporte e Logística), que será realizada até quinta-feira (16) na FIERGS, em Porto Alegre (RS). No evento, empresas como Volkswagen, Mercedes-Benz e Iveco irão apresentar novidades para o segmento, focadas em veículos para operações de distribuição em centros urbanos.

A Volkswagen apresentará modelos da linha Delivery, indicada para transporte rápido nos grandes centros urbanos por oferecer diferenciais como economia e versatilidade. Em sete diferentes versões, o veículo possui motorização que varia de 2.8 a 3.8 litros e capacidade e torque variando de 360 a 600 (Torque Líq. Máx. - Nm @ rpm).

Já a Mercedes-Benz irá expor a linha Accelo. Caminhão é dedicado à operação em cidades e estradas com os modelos 815, 1016 e 1316, caminhões de 8 a 13 toneladas de PBT. As versões permitem entregas até nas zonas de restrição de circulação (em São Paulo denominada VUC – Veículo Urbano de Carga).

Os visitantes da TranspoSul 2022 também poderão conferir a linha leve da Iveco. O Iveco Daily tem 160 cv de potência, turbina GVT e 200 Kg a mais de capacidade de carga que a versão anterior. O novo painel TFT tem comandos no volante e novos sensores opcionais: pneus, crepuscular e de chuva. Oferece estabilidade para entregas que pedem maior cuidado e para as áreas mais densas.

Segundo dados levantados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no acumulado de 2021, a venda de caminhões pesados representou 50,88% do mercado total. Logo depois vêm os semipesados, com 26,33%. Em terceiro lugar estão os leves, com 9,50% e, em quarto, os médios, com 8,77%. Por fim, os semileves fecham a lista com 4,52% dos emplacamentos.

A 22ª TranspoSul tem inscrição gratuita que pode ser feita no site oficial do evento.

 

Veja também: