LogTalk LogTalk

Motorista de Ouro: empresa cria premiação para incentivar trânsito seguro

Publicado em 08/07/2021

Iniciativa inédita no segmento está alinhada à demanda global proposta pela ONU de reduzir pela metade o número de ferimentos e mortes nas estradas


Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover e incentivar a segurança nas estradas, a Tópico Galpões desenvolveu o programa “Motorista de Ouro” para reconhecer os profissionais que tiveram desempenhos exemplares em relação às condutas de trânsito. A iniciativa contemplará os profissionais que trabalha nos mais de 90 veículos da frota da empresa.

O “Motorista de Ouro” é dividido em duas categorias, que variam de acordo com o tipo de veículo. Há a categoria “veículos leves”, destinada a carros de passeio, e “veículos pesados”, para vans que transportam equipes e equipamentos para montagem das estruturas. Estão elegíveis para participar da premiação os condutores que não infringiram nenhuma lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tópico, Douglas Capelli, o objetivo principal da iniciativa é reconhecer os colaboradores que desempenharam todas as medidas de segurança durante o trabalho, “cuidando da própria vida e respeitando os demais condutores”.

“Todos os veículos da companhia são cadastrados e monitorados. Colocamos alertas conforme a política de frota que adotamos. Sendo assim, o veículo leve pode chegar no máximo a 120 km/h, enquanto os veículos pesados podem atingir no máximo 100 km/h, sempre respeitando o limite da via.” – Douglas Capelli, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tópico.

Caso um condutor ultrapasse o limite estabelecido pela empresa, o sistema acusará e tanto o gerente quanto o próprio motorista serão notificados. São critérios de desempate para os vencedores do programa quem percorrer a maior quilometragem durante o ano e, persistindo, o resultado será obtido a partir do colaborador que tiver a menor média de consumo de combustível.

COMPROMISSO COM POLÍTICAS GLOBAIS

A Organização das Nações Unidas (ONU) propõe que, para os próximos anos, sejam reduzidos pela metade o índice global de ferimentos e mortes por acidentes em estradas. O assunto que também está previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Com base nessa demanda, Douglas Capelli ressalta o “Motorista de Ouro” domo uma iniciativa simples que já tem trazido resultados – um exemplo é a queda de infrações nos últimos anos. “Os motoristas compraram essa ideia, entenderam o porquê do controle diário de velocidade e da gestão de trânsito. Os vencedores recebem um troféu itinerante, que, no ano seguinte, vai para o próximo ganhador”, explica.