LogTalk LogTalk

Multimodal: Norsul anuncia operação em estradas e ferrovias

Publicado em 15/07/2021

Com a estratégia, a empresa, que é uma das líderes de navegação privada no Brasil, mira nos segmentos Arco Norte (grãos e fertilizantes), Óleo e Gás (granel líquido) e cargas de projeto


Foto: Divulgação Norsul

Especializada em navegação de longo curso e cabotagem, a Norsul anunciou a expansão do portfólio de modais atendidos. A partir de agora, a organização também atuará nos modais ferroviário e rodoviário, armazenagem de cargas e projetos especiais, realizando logística integrada de ponta a ponta. A multimodalidade é uma estratégia da empresa para atender as diferentes demandas dos clientes.

A Norsul é uma das líderes de navegação privada do país. No ano passado, foram 970 viagens, entre navios e comboios oceânicos, que resultaram no transporte de aproximadamente 18 milhões de toneladas de cargas e um faturamento anual de R$ 1,2 bilhão. Agora, a empresa busca empregar essa mesma expertise em novos modais.

Segundo o diretor-presidente da Norsul, Angelo Baroncini, a companhia está se organizando desde 2020 para dar esse passo. “[Estamos] entendendo as necessidades de nossos clientes e também as oportunidades no mercado de logística nacional que podemos suprir expandindo nossa atuação para além do mar”, explica.

Dentro da multimodalidade, a Norsul buscará se destacar nos segmentos Arco Norte (grãos e fertilizantes), Óleo e Gás (granel líquido) e cargas de projeto, além da navegação em contêineres e terminais multipropósito. De acordo com a organização, a gestão logística passa a ser um importante viés de atuação, visando ampliar os serviços especialmente nas regiões de Norte e Nordeste, Sul e Sudeste do país.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

A empresa reforça que os novos modais serão desenvolvidos considerando a responsabilidade social e ambiental. A sustentabilidade é notável em outros momentos da história da Norsul: a organização é a primeira companhia de navegação brasileira 100% carbono neutro no segmento de cabotagem. A conquista foi possível por meio do Programa Carbono Neutro Norsul, que funciona por intermédio de créditos de carbono gerados a partir de atividades de conservação na Floresta Amazônica brasileira. O objetivo é reverter a tendência de desmatamento e evitar a degradação da cobertura vegetal.

Ao comprar créditos, a marca investe na redução do desmatamento, apoiando a conservação de estoques de carbono e incentivando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. A Biofílica, líder no desenvolvimento de projetos de carbono florestal, é a parceira da Norsul responsável por viabilizar esse processo. Desde janeiro de 2020, a Norsul neutraliza todas as emissões de carbono dos transportes e afirma que manterá esse compromisso nas operações terrestres também.

“Esta iniciativa beneficia vários públicos como colaboradores da Norsul, Biofílica, comunidades locais que vivem nas áreas conservadas na Amazônia e também nossos clientes, que contam com uma vantagem competitiva única ao escolherem a companhia, uma vez que todas as viagens de transporte de cargas têm a garantia de ser carbono neutro” – Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul.