Assinatura Premium Assinatura Premium

TRC: NDD lança plataforma de averbação eletrônica que permite cálculo e compensação de CO2

Publicado em 15/12/2023

Segundo a empresa de tecnologia, os dados são compilados com base no tipo de veículo e o trajeto percorrido, sem custo adicional para e ajuda a incentivar o desenvolvimento de projetos ESG

Por Redação

TRC: NDD lança plataforma de averbação eletrônica que permite cálculo e compensação de CO2
A NDD também viabiliza a compensação das emissões de gases de efeito estufa (Foto: Freepik)

A NDD, empresa brasileira de tecnologia, lançou uma plataforma focada no mercado de averbação eletrônica do seguro de transporte de cargas. Entre as funcionalidades do “NDD Averba” está o cálculo do CO2 emitido durante um determinado trajeto, que é direciono para que as transportadoras possam compensar o meio ambiente com base no tipo de veículo utilizado e o trajeto percorrido.

A NDD também viabiliza a compensação das emissões de gases de efeito estufa através do Green Carbon, iniciativa que simplifica e otimiza a compensação ao promover o plantio de árvores em áreas de manejo florestal na região da serra catarinense.

Segundo a empresa, o “NDD Averba” proporciona segurança de dados e disponibilidade, tornando a experiência das seguradoras e corretores mais acessível e prática para os transportadores e embarcadores, bem como facilitando o embarque e processo de gestão em tempo real.

Essa etapa é um procedimento obrigatório para todos os tipos de transportes realizados no território nacional, conforme determinação legais, entre elas, a portaria 247 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Hoje, o mercado de transporte de cargas movimenta a média anual de R$ 401 bilhões (equivale a 6,8% do PIB), conforme dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Segundo Thiago Marques, head de Insurtech Innovation da NDD, o segmento securitário especializado em transporte de cargas busca avanços e novas possibilidades tecnológicas.

“A partir da infraestrutura tecnológica reconhecida por mais de 20 mil clientes no Brasil e no mundo, foi criada a plataforma NDD Averba com diversas funcionalidades inéditas, sendo a primeira plataforma de averbação eletrônica do mercado que consiste todos os ramos de transporte e faturamento de forma integrada, além de realizar de forma simples e prática a gestão de todas as apólices em um único sistema, com relatórios e dashboards em tempo real”, explicou.

De acordo com o CEO da Matrix Cargo, Rafael Mansur, todas as informações do seguro de transporte ficam apenas em uma base, além da facilidade de integração com os sistemas das seguradoras e adaptável ao cenário de cada negócio.