Assinatura Premium Assinatura Premium

Negociação de fretes: FreteBras lança calculadora de custos para caminhoneiros

Publicado em 26/07/2021

Com base em pesquisa que teve a participação de 1,4 mil motoristas, serviço faz parte de programa criado pela empresa para auxiliar profissionais na precificação do próprio trabalho


Foto: Reprodução

A FreteBras realizou um estudo que aponta obstáculos para motoristas em relação ao cálculo e cobrança de frete. De acordo com os dados divulgados, 47,2% dos caminhoneiros já fizeram fretes por um valor menor do que consideravam adequado e 31,8% dos entrevistados afirmaram não negociar o valor do transporte em todas as ocasiões. Ao todo, 1,4 mil motoristas participaram da pesquisa.

O estudo também mostra que, em contrapartida, dois terços dos profissionais não deixam passar uma oportunidade de batalhar por um preço melhor. Nessa mesma linha, 97,7% já chegaram a recusar alguma viagem porque o pagamento oferecido pelo transporte estava abaixo do que esperavam.

Diante disso, a FreteBras criou um programa que engloba uma série de iniciativas, ferramentas e parcerias para auxiliar a rotina dos motoristas. O carro-chefe do programa é a Calculadora de Custos, uma ferramenta que, nesta primeira versão, é gratuita e on-line para todo o setor. Por meio da solução, que está disponível em calculadora-custo.fretebras.com.br, o caminhoneiro pode informar dados como valor do caminhão, quantidade de viagens que realiza por mês e quilometragem da viagem para devolver o custo total que terá para cada frete.

Com esse dado em mãos, o motorista soma o valor de diária, pedágios e de margem de lucro desejada para ter, em mãos, a informação mais correta de quanto deve cobrar pelo frete.

A solução foi criada com base em informações obtidas por meio de entrevistas, feitas com os caminhoneiros mais experientes, para entender os impactos de despesas como depreciação do veículo, desgaste de pneus, consumo de combustível, gastos com óleo lubrificante, documentação, seguro, impostos, entre outros. Segundo o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad, a pesquisa confirmou que o preço médio do frete não acompanha a alta dos custos do diesel.

“Também entendemos que o poder de negociar está nas mãos dos caminhoneiros. Por isso, acabamos de lançar o CalculaFrete. O objetivo é apoiar esses profissionais na gestão dos custos do transporte. É uma forma de empoderar ainda mais os motoristas e ajudá-los a organizar melhor seus gastos para conseguir manter o lucro das viagens.” – Bruno Hacad, diretor de Operações da FreteBras.

AÇÕES EDUCATIVAS

O programa possui com ações educativas, que são divulgadas nas redes sociais da empresa, bem como por meio de mídias parceiras. Também estão em fase de testes também programas de descontos em redes de postos de gasolina. O primeiro piloto está sendo realizado com a rede Sim de Santa Catarina e, de acordo com a adesão dos motoristas, poderá ser expandida para outras regiões.

“O programa CalculaFrete é algo que sonhávamos há muito tempo e ficamos extremamente felizes de lançar ele em um momento em que o caminhoneiro se vê extremamente impactado pelo aumento dos custos. Ainda estamos em piloto e todas as recomendações de melhoria são bem-vindas. Convidamos todos os motoristas a testarem a calculadora e assumirem as rédeas dos custos do trecho.” – Bruno Hacad, diretor de Operações da FreteBras.