Assinatura Premium Assinatura Premium

Nextrans controla manutenção de 4 mil pneus com solução da Sofit

Publicado em 04/07/2012

A Nextrans Transportes Industriais, empresa mais de 10 anos de experiência no segmento de transporte pesado e logística industrial, implementou o software Sofit4Transport, da Sofit, empresa especializada em software como serviço, para a gestão dos 4,5 mil pneus utilizados em sua frota. Localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Nextrans trabalha com caminhões e carretas conhecidas como "linha de eixo", equipamentos usados para transportar cargas com peso altamente concentrado e que podem ser configurados para até 35 eixos.

 A frota da Nextrans conta com 450 veículos, entre 280 carretas, sendo que 180 são pranchas com mais de 3 eixos, e mais 170 caminhões, dos quais 90 são do segmento pesado. A empresa tem uma forte política de manutenção preventiva e mantém quatro áreas de borracharia interna em suas principais garagens, mas não possuía uma forma de controle sistêmico para os milhares de pneus utilizados nem uma ferramenta que possibilitasse análises qualitativas para determinar quais são as marcas e modelos de pneus que melhor atendem as suas necessidades.

Adriel Xavier, gerente de operações da Nextrans, explica que como a empresa já utilizava outras soluções para a gestão da manutenção dos veículos a Nextrans implementou o Sofit4Transport principalmente pelo diferenciado módulo de controle de pneus. De forma simples e rápida toda a negociação foi realizada remotamente e em apenas um mês a solução já estava pronta para utilização. “O que nos chamou a atenção para o software da Sofit foi o baixo custo total de utilização, pois, por ser baseado na web, não precisamos de investimentos em infraestrutura”.

Atualmente a empresa está elaborando o inventário de todos os pneus para identificar a localização exata de cada um nos equipamentos ou nos almoxarifados. Após esta preparação a expectativa é realizar as análises de rendimento para então identificar, até o final do ano, qual é a marca e modelo de pneu mais adequado para suprir as necessidades da empresa considerando o custo por quilometro rodado. “A partir deste levantamento teremos dados confiáveis para negociar com exclusividade o fornecimento de pneus com determinado fabricante”, afirma Xavier. 

Seguindo esta estratégia o ganho financeiro virá de duas frentes: pela negociação com um fornecedor exclusivo e por trabalhar com pneu que tem o melhor desempenho e durabilidade. ”A conta de pneus tem um grande orçamento e qualquer ganho, terá impacto significativo, já que a aquisição e reforma dos pneus representam 20% do orçamento de manutenção da frota”, finaliza.