Assinatura Premium Assinatura Premium

Nova edição da revista MundoLogística destaca redução de custos na cadeia de suprimentos

Publicado em 22/03/2013

Fatores externos e internos podem reduzir o custo e ainda aumentar a qualidade do atendimento aos clientes


Estudar, refletir, avaliar, reduzir e planejar. Tendo em vista a complexa realidade brasileira, essas são palavras-chave (e atitudes) essenciais para todo profissional responsável pela logística de qualquer empresa. Intimamente ligadas ao sucesso, tais ações são abordadas, todas elas, em diferentes artigos da nova edição da revista MundoLogística (Março/Abril), que já está nas bancas.

Na capa dessa edição, Décio Tarallo explica como uma avaliação de fatores internos e externos que envolvem uma cadeia de suprimentos pode reduzir custos e aperfeiçoar o atendimento aos clientes. Com foco também em quem garante o funcionamento das empresas, o cliente, Sandro Galego Salgado escreve sobre a necessidade de as empresas se adaptarem às novas expectativas do mercado consumidor através do uso da tecnologia.

A sustentabilidade, tão em voga nas discussões atuais, tornou-se um diferencial competitivo para as empresas que a adotam. Roque Cifu faz uma análise acerca do tema e demonstra como e por que tem se tornado cada vez mais comum no mercado logístico a preocupação das empresas com o futuro do planeta.

Com a chamada de capa “reavaliar é preciso”, Marco Antonio Oliveira Neves aborda os principais conceitos de “Malha Logística” e explica quando se fazem necessárias mudanças e, em etapas, como uma empresa pode fazê-las.

O futuro é tema de dois artigos nas páginas da revista. No primeiro texto, de Alex Cecolim, o autor defende que as organizações pensem globalmente, considerando que a procura por empresas que ofereçam serviços logísticos e de transporte em grandes áreas geográficas tende a aumentar. Em outro texto, Paulo Guedes apresenta o que vê como as principais tendências para o setor logístico nos próximos anos e alerta para a necessidade de as empresas se modificarem para atender as novas solicitações impostas pelos clientes.

A revista trata também do uso de métricas e indicadores na cadeia operacional logística; A nova realidade do transporte rodoviário de cargas no Brasil; Gestão de desempenho de pessoas em Logística; Kaizen na área de Supply Chain; Engenharia Integrada no projeto de galpões logísticos; Estratégia de Distribuição de Materiais e ainda as colunas “Carreira em Foco” e “Gestão em Foco”.