Assinatura Premium Assinatura Premium

Nova MundoLogística destaca pesquisa sobre as inovações do setor

Publicado em 19/11/2020

Pesquisa traça as inovações reais e pretendidas no setor. Também fala do crescimento dos imóveis logísticos, logística reversa, otimização de frota, educação avançada e muito mais.

 

Inovação foi uma das palavras em evidência durante o ano. E é o destaque da nova edição da MundoLogística (número 79), que apresenta uma pesquisa envolvendo empresas e profissionais de logística e supply chain, um apanhado geral do que foi feito, discutido e idealizado para o futuro.

De modo geral, se verá que nunca se buscou tanto por inovação e que a visão profissional mudou, em busca de readequação ao novo cenário de pandemia.
A transformação digital, é claro, tem lugar garantido dentre as alternativas buscadas pelas empresas, diante a tantas incertezas. Assim, o artigo de capa enumera as principais tecnologias já em uso e aquelas que deverão ser adotadas nos próximos anos, evidenciando os resultados que se espera alcançar com elas.
De modo amplo, a pesquisa analisa os últimos 12 meses e direciona para que o é real e o que ainda é tendência no setor, servindo de base para traçar estratégias

E por falar nos últimos meses, o especial desta edição apresenta o maior incentivador dos condomínios logísticos: o e-commerce, que cresceu vertiginosamente, puxando este segmento imobiliário. A matéria, aberta a não assinantes mostra como a pandemia trouxe “novo normal de crescimento” para o setor.

Outra mostra de adaptação aos novos padrões pode ser visto no artigo que traz um resumo completo do evento da Logística do Futuro, realizado pela MundoLogística.

 

Estreias da nova MundoLogística

Duas novidades marcam a edição 79 da revista.
Uma delas é uma tecnologia com possibilidades incríveis: a realidade aumentada. A partir desta edição, as páginas (anúncios e artigos) da MundoLogística trazem essa experiência incrível aos leitores, permitindo que eles enxerguem dados adicionais que aparentemente não estão ali. Isso significa, que um aplicativo próprio revela informações, vídeos e experiências em 3D que só podem ser vistos pela tecnologia. Bem legal, não é?

A outra estreia apresenta as pessoas por trás das grandes operações logísticas do país, é a nova Coluna Gigantes da Logística, que começa com uma entrevista com o diretor executivo de logística de varejo alimentar do Grupo Pão de Açucar (GPA), Marcelo Arantes.
Na entrevista, exclusiva, são dados insights valiosos sobre as ações do grupo, que driblou a pandemia e se reinventa como multicanal. Além de dicas valiosíssimas para profissionais da área!


Outros temas da nova edição

Ainda na retrospectiva 2020, falamos de economia circular e os esforços para unir a supply chain e também sobre as aplicações tecnológicas na logística; as potencialidades da logística reversa; as diferentes abordagens dos setores privado e público para manter sustentável a logística urbana.

E já que a meta geral é um 2021 mais promissor, a edição busca promover a atualização, com um artigo com as opções de certificação que agregam diferencial ao currículo. E para fechar, uma lição sobre a otimizacao de frota, afinal diminuir custos e aumentar a produtividade é o caminho para a retomada!

Veja os artigos e seus autores:

 

Cadeias de suprimentos em transformação: como manter-se atualizado?
As opções de educação avançada e certificações com reconhecimento internacional.
Por Carlos Essig  e Paulo Freitas 



Logística + tecnologia: na prática a teoria é outra
Como um framework de SCM centrado no cliente pode ajudar no diagnóstico e evolução das práticas empresariais em uma “nova realidade”?
José Geraldo Vantine   e Gustavo Saraiva 



Otimização de frota
Como atuar para aumentar a produtividade e diminuir custos operacionais.
Por Jorge Lanzanova, Everton Masuel Medeiros, Junior César Haas   e Tomás Fleck 



Coluna FGVcelog: Logística reversa como vantagem competitiva
Muito mais que reciclagem.
Por Orlando Cattini Jr, Patrícia Berardi e Priscila L. S. Miguel 



Coluna Gigantes da logística brasileira: Multivarejo e omnicanal: o novo varejo alimentar do Grupo Pão de Açúcar
Entrevista com Marcelo Arantes, sobre os esforços e ações durante a pandemia para evitar o desabastecimento
Por Celso Queiroz 



Coluna MIT GCLOG: Logística urbana sustentável: responsabilidade compartilhada entre autoridades e iniciativa privada
As dimensões que impactam na sustentabilidade e responsabilidade social.
Por Alejandra Grbich, Christopher Mejía-Argueta, Daniel Merchan, Desirée Knoppen, Erick Castillo, Fernando Mutarelli, Natalia Maier e Matthias Winkenbach