Assinatura Premium Assinatura Premium

Novamente TI lidera ranking de fusões e aquisições no Brasil

Publicado em 02/02/2012

De acordo com um levantamento realizado trimestralmente pela KPMG, o setor de TI foi o que mais realizou fusões e aquisições no ano de 2011 no Brasil, liderando o ranking pelo 4° ano consecutivo. Somente o ano passado, foram concretizados 90 negócios envolvendo empresas do segmento, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior.

O setor de TI vem registrando um movimento crescente no número de fusões e aquisições desde 1999 e, há quatro, se mantém na posição de líder, ultrapassando indústrias fortes no país como Alimentos e Bebida, Imobiliário e Petróleo e Gás. Em 2001 foram 90 fusões e aquisições, sendo que em 2010 o número foi de 85, em 2009 foram 58 – o mais baixo da série -, e 2008 foram registrados 73 movimentos como este de mercado.

Em 2011, o levantamento da KPMG apontou ainda que o mercado doméstico de TI está bastante aquecido. Foram feitas durante esse período 45 transações que envolvem somente empresas de capital brasileiro. Também foram registrados 17 de negócios entre empresas estrangeiras adquirindo brasileira estabelecida no País, três brasileiras adquirindo estrangeira no exterior, duas brasileiras adquirindo estrangeira estabelecida no País e 23 estrangeiras adquirindo outra estrangeira estabelecida no País.

Para o coordenador da pesquisa, sócio da KPMG, Luis Motta, TI contribuiu para o aumento das operações entre empresas brasileiras e que corresponderam a 50% do total dos negócios do ano.