Assinatura Premium Assinatura Premium

Novo porto seco em Suape conquista regime aduaneiro especial

Publicado em 23/01/2015

A EADI Suape, da Wilson Sons Logística, passa operar sob o regime de entreposto aduaneiro, com vantagens a importadores e exportadores

Com pouco mais de quatro meses de operação, a Estação Aduaneira de Interior (EADI) Suape, administrada pela Wilson Sons Logística, em Suape, Pernambuco, obteve autorização para atuar sob o regime especial de “entreposto aduaneiro”. Dessa forma, o porto seco poderá atender um número ainda maior de clientes, que busca vantagens tributárias e logísticas na armazenagem de produtos importados ou destinados à exportação.

O funcionamento da área sob o novo regime foi autorizado no dia 12 de janeiro, pela Receita Federal. Entre as principais vantagens oferecidas pelo entreposto aduaneiro, está a possibilidade de nacionalização da mercadoria de forma fracionada, ou seja, o pagamento dos impostos acontece na medida em que a carga é nacionalizada e, posteriormente, retirada do recinto, permitindo, assim, um melhor fluxo de caixa e de logística para as empresas.

“É um regime especial oferecido ainda por poucos players no mercado. Esperamos atender à demanda da região de Suape e incentivar a atração de novos importadores e exportadores, cujas necessidades passam a ser atendidas na região. É uma oportunidade de ampliação e geração de novos negócios”, afirma o gerente da Plataforma Nordeste, Alielton Villas Boas.

A EADI Suape iniciou suas operações em setembro de 2014 e está localizada ao lado do Centro Logístico (CL) Suape, formando um complexo logístico que integra as operações de comércio exterior e logística doméstica, em uma das regiões que mais crescem no Brasil. Ambos os empreendimentos, que formam a Plataforma Nordeste da Wilson Sons Logística, somam investimentos de R$ 11 milhões. 

“A EADI Suape e o CL Suape se encaixam na nossa estratégia de plataformas regionais. Essas duas unidades, juntamente com serviços complementares de transporte, nos dão a oportunidade de oferecer aos nossos clientes soluções completas e customizadas”, explica o diretor-executivo da Wilson Sons Logística, Thomas Rittscher III. O modelo já foi empregado com sucesso no Estado de São Paulo, onde a companhia opera a EADI Santo André e o Centro Logístico São Paulo, em Itapevi.

Dados gerais

Área total do complexo Suape (CL + Suape): 79.00 m²
- EADI: 50 mil m2 - armazém mais pátio
- Centro Logístico: 29 mil m2
Investimento: R$ 11 milhões