Multilog Multilog

Novo serviço de transbordo do TCP para o Oeste da África atrai exportadores do Paraná

Publicado em 25/08/2014

Serviço proporciona vantagens logísticas para exportadores no envio de cargas para o continente

O Terminal de Contêineres de Paranaguá, segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, está oferecendo aos seus clientes o serviço de transbordo para o Oeste da África. O novo serviço, que permite a transferência direta de mercadoria de um navio para outro, para depois seguir para outro destino, atende à demanda de exportadores do Paraná e de sua área de influência (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina). Com ele, o TCP ampliará o volume de contêineres movimentado no Terminal.

Segundo o diretor-superintendente Comercial do TCP, Juarez Moraes e Silva, com essa flexibilidade, os exportadores poderão enviar suas mercadorias para os países do Oeste africano sem precisar alterar a logística atual, utilizando o serviço TCP e evitando a necessidade de outro operador portuário. “A flexibilidade, mesmo sendo via transbordo, era uma necessidade desses exportadores, uma vez que facilita muito a logística, evitando que precisem trabalhar com dois portos diferentes. A partir de agora, os exportadores do Paraná, que enviam cargas para África, têm no TCP uma opção mais próxima e com maior flexibilidade em relação às linhas marítimas.”

Silva afirma que a modernização do Terminal, como a recente ampliação do cais de atracação para 879 metros e a instalação de novos e modernos equipamentos, permitiu a oferta do novo serviço. “Antes, o serviço de transbordo não existia no Paraná e a carga era enviada para os portos de Santos ou de Santa Catarina, o que não é mais necessário, com a escala em Paranaguá. Outra vantagem é serem atendidos com mais qualidade, rapidez e segurança. Com o aumento da demanda por esse serviço, será possível oferecer uma rota com escala direta para esse destino, reduzindo o transit time e proporcionando mais ganhos para o exportador.”

Inicialmente em fase de testes, o transbordo acontece uma vez por semana, sem escala direta.