Assinatura Premium Assinatura Premium

Número de negócios sobe 15% no fim de ano e intensifica transporte de cargas

Publicado em 27/11/2019

O transporte de cargas cresce paralelamente ao fechamento de novos negócios que atinge média de 15%. As mercadorias com maior aumento são: alimentos, eletroeletrônicos, medicamentos, bebidas, combustíveis e produtos têxteis.


Datas como Natal e Reveillon estimulam as vendas, todos sabem. O que talvez nem todos reparem é a relação entre a intensidade do movimento de abastecimento e reposição nas lojas e a circulação de cargas pelas nossas rodovias, que obviamente também aumenta. Ou seja, o aumento das vendas estimula o transporte. 
 

O segundo semestre é o que mais estimula o transporte

Não foi por acaso que usamos o Natal como exemplo. É no segundo semestre do ano que a economia se otimiza, mais negócios são fechados. Um levantamento do Porto Seguro Transportes mostrou que no período, nos últimos anos, houve registro de acréscimo de 10 a 15% no número de fechamento de negócios, em comparação aos seis primeiros meses do ano.

 

As mercadorias que estimulam o transporte

Certamente, você já imagina que os produtos alimentícios puxariam a lista de mercadorias mais transportadas no segundo semestre. Acertou! Além deles, se destacam os eletroeletrônicos, medicamentos, bebidas, combustíveis e produtos têxteis.

 

As regiões que concentram o aumento nos transportes

Entre as regiões que concentram o maior volume de circulação de cargas nesse período estão Sul e Sudeste, devido à alta diversidade de polos que se encontram nessas localidades.
Vale ressaltar que o setor de transporte é responsável pela condução de 75% das mercadorias brasileiras pelas rodovias do país, segundo a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral.

 

Crescimento também sugere aumento nos riscos

Por consequência, a intensificação de cargas traz a trona alguns riscos com a segurança. Afinal, há mais caminhões, mais produtos, mais embarques, mais valores. Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes, diz que para manter-se a salvo dos riscos é importante contratar um seguro. Além de, manter as atividades da empresa e garantir que as entregas aconteçam.
Rose esclarece que o Porto Seguro Transportes oferece serviços que podem ser contratados tanto por donos de mercadorias a serem transportadas, para cobrir danos a carga, quanto por empresas transportadoras, para garantir as cargas de terceiros transportadas sob sua responsabilidade. Na contratação, como também na manutenção do seguro, é fundamental a participação do corretor.

 

“Eles são responsáveis por acompanhar o processo do seguro para obter informações sobre a possibilidade de risco que o transporte possa ter. E, caso tenha alteração ou novidade no decorrer do contrato, eles comunicam a seguradora”.