LogTalk LogTalk

O ano de 2015 foi um novo marco na expansão da GEFCO

Publicado em 18/05/2016

O Grupo GEFCO gerou um volume de negócios de € 4,2 bilhões, em 2015, mais de 3%, em comparação ao mesmo período, em 2014.  O Grupo produziu um fluxo livre de caixa de € 173 milhões, ao longo dos últimos três anos, com pouco débito, o que demonstra as suas soluções financeiras sólidas. O plano de desempenho, iniciado em meados de 2014, que visava aumentar a sua flexibilidade de custos junto ao plano de negócios asset-light do Grupo, contribuiu para um gerenciamento de custos eficiente para a companhia. Ao mesmo tempo, o Grupo seguiu aumentando a sua carteira de clientes e conquistando um aumento de 9,5% de seus lucros, com clientes industriais internacionais.

O presidente do Conselho Administrativo do Grupo, Luc Nadal, destaca que a GEFCO atingiu bons resultados, em 2015, em meio a um cenário instável na economia global, e foi bem-sucedido em aperfeiçoar, ainda mais, a sua posição como um provedor global de soluções logísticas. “O Grupo ampliou a sua presença internacional, abrindo operações em novos países, em um processo de expansão global, possibilitando maior oferta de expedição de mercadorias e carteira de clientes. A performance do Grupo é uma prova tangível da confiança de nossos clientes na expertise da GEFCO, pois eles sabem como as equipes da GEFCO estão comprometidas em adicionar valor em cada cadeia logística.”

O Ebitda foi inferior ao do ano anterior (-18%). A queda do preço dos barris de petróleo, o impacto da crise econômica em países como Rússia e Brasil, e as dificuldades enfrentadas por montadoras de automóveis na América Latina e Rússia são razões-chaves desse recuo.

Finalmente, grandes esforços das equipes da GEFCO lançaram uma base sólida para o futuro e permitiram que o Grupo mantivesse a sua posição entre os dez maiores integrantes logísticos europeus, e o status de “número um” europeu para a Logística de Veículos Finalizados.

Diversificação como catalisador de crescimento
O crescimento da atividade do Grupo demonstra a relevância de sua estratégia de diversificação e o sucesso de sua implementação. Criada em 1949 para solucionar os desafios logísticos da indústria automotiva, a GEFCO é parceira dos principais fornecedores do mercado de automóveis do mundo, gerenciando e otimizando as suas complexas cadeias de suprimento. A produtiva colaboração com a Dacia, com 600 mil veículos entregues em 10 anos, e o contrato assinado em 2015 com a PSA Peugeot Citroën, para gerenciar o seu complexo automobilístico na França por sete anos é uma prova de sua qualidade e reconhecimento de expertise.

Ao mesmo tempo, a GEFCO tem sido bem-sucedida, ao implementar uma estratégia de diversificação para engrandecer o seu futuro e crescimento rentável, apoiando o desenvolvimento de seus clientes industriais ao redor do mundo, com soluções logísticas globais. Entre os destaques de 2015, podem ser mencionados os planos de transporte multimodal, projetados e operados pela GEFCO, à Schneider Electric, na Europa e nos Balcãs; à Alstom Transport, entre a França e o Cazaquistão, e à Eska Graphic Board, montadora holandesa e exportadora de cartões gráficos de alta qualidade.

A GEFCO também desenvolveu, com sucesso, as suas atividades 4PL como uma integradora logística. Em adição ao seu contrato com a General Motors, iniciado em 2012, o Grupo aumentou o seu portfólio, em 2015, com um contrato com a Ferronordic Machines, para o gerenciamento de fluxos multimodais, por meio da Rússia para maquinaria pesada, e de grande porte da Volvo Construction Equipment.

Acelerando a globalização: outro marco na estratégia da GEFCO
Com uma rede intercontinental de 300 locais pelo mundo, a GEFCO oferece soluções customizadas de ponta a ponta, para apoiar o desenvolvimento internacional de seus clientes. O ano de 2015 foi de desenvolvimento para a rede internacional do Grupo. A GEFCO abriu novas subsidiárias na Sérvia, Grécia, Vietnam e Coreia do Sul, reforçando a sua presença internacional, por meio da Europa e Ásia. Esses países servem como hubs estratégicos regionais para as atividades do Grupo. Como exemplo, o porto de Busan, na Coreia do Sul, o décimo maior do mundo em termos de tráfego de carga, com a presença da GEFCO, permitiu ao local que fornecesse soluções logísticas ainda mais rápidas e competitivas às suas montadoras globais.

A partir de outubro de 2015, a GEFCO iniciou a sua expansão geográfica, estendendo o seu número de subsidiárias para 44. Esse movimento fortaleceu a presença da GEFCO, englobando as duas maiores áreas geográficas em suas atividades de expedição: China e Sudeste Asiático de um lado, e os Estados Unidos do outro. Dessa forma, o Grupo pode oferecer serviços para clientes industriais em todos os cinco continentes. A expansão também possibilitou à GEFCO aumentar a diversidade de sua carteira de clientes, com a especialização de transporte nos setores farmacêuticos, high-tech ou produtos aeroespaciais.

Luc Nadal avalia que 2015 definitivamente foi um novo marco à expansão e globalização da GEFCO, para melhorar o apoio aos seus clientes, atendendo aos desafios logísticos cada vez mais complexos e desafiadores. “A missão de nosso grupo é ajudá-lo a transformar as suas cadeias logísticas em cadeias de valor, agora e em longo prazo.”