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Oito em cada dez paradas de caminhão podem ser evitadas com manutenção preventiva

Publicado em 21/05/2015

O número de paradas não planejadas dos caminhões pode ser reduzido em 80%, segundo um estudo realizado pela Volvo Trucks. No longo prazo, a meta é a eliminação de todas as paradas não planejadas. Nessa direção, a conectividade dos novos caminhões da linha F cria um novo escopo para o trabalho de manutenção preventiva. 

Uma parada não planejada é um dos problemas mais sérios que pode afetar as empresas de transporte de cargas. Além da inconveniência para o motorista, cria custos adicionais de reparos, perda de receita e, no pior dos casos, danos à reputação junto aos clientes.

“Uma parada não planejada tem um forte impacto na transportadora. Portanto, temos de melhorar o entendimento dos motivos que levam a paradas não planejadas e ajudar nossos clientes a aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio”, destaca o diretor de Qualidade e Disponibilidade da Volvo Trucks, Hayder Wokil.

Para identificar os motivos que levam a paradas inesperadas e evitá-los, a Volvo Trucks realizou uma pesquisa baseada em dados de 3.500 caminhões Volvo, em um período de mais de cinco anos. Com essa base de estatísticas reais, a empresa pode realizar simulações avançadas e gerar uma gama de possíveis situações de manutenção para analisar como, porque e quando os caminhões têm paradas não planejadas.

“O estudo mostrou claramente que monitorar o uso do caminhão e a condição de diferentes componentes-chaves do veículo possibilita planejar melhor a manutenção. Acreditamos que podemos reduzir o número de paradas não planejadas em 80%, se a manutenção do caminhão for realizada dentro dos prazos ou em resposta às necessidades reais”, explica Wokil.

Caminhões conectados são o caminho para zero paradas não planejadas. Um dos principais pré-requisitos para a redução do número de paradas não planejadas é ter condições de prever as necessidades em serviços e manutenção, e de customizar o atendimento para cada caminhão individualmente.

No Brasil, a Volvo vem trabalhando intensamente para aumentar, ainda mais, a tradicional disponibilidade dos caminhões Volvo. “Estamos trabalhando nosso plano de manutenção Ouro, com o foco intensivo no processo de atendimento aos nossos clientes e na ampliação da capacidade de atendimento da Rede de Concessionárias Volvo no País”, afirma o gerente Comercial de Pós-Venda da Volvo no Brasil, Reinaldo Serafim.

Apesar dos progressos nessa área, ainda há muito espaço para a ampliação da manutenção preventiva. “Temos um potencial considerável nessa área, para aumentar a disponibilidade dos caminhões. Veículos conectados são o caminho para zero paradas não planejadas no futuro”, reforça Serafim.

Um exemplo de conectividade já disponível para a nova linha F no Brasil é o Voar Oncall, que facilita a conexão do motorista com o Volvo Atendimento Rápido (Voar), por meio de um simples toque em um botão disponível no painel do caminhão. Ao acionar o botão, todas as informações sobre o caminhão e o foco do motivo da parada relatado pelo motorista podem ser acessados por técnicos da Volvo remotamente.