LogTalk LogTalk

OpenTech oferece aplicativo móvel para rastreamento

Publicado em 12/11/2014

Recurso disponível para smartphones e tablets com sistema Android permite aos clientes o controle de viagens e da portaria da empresa, em tempo real

Com o uso de tablets e smartphones já consolidado no Brasil, a oferta de aplicativos móveis, incluindo os de uso corporativo, vem aumentando a cada ano. A previsão, segundo a consultoria Gartner, MarketsandMarkets e Forrester Research, é que o mercado movimente cerca de R$ 88 bilhões no mundo, em 2015. O levantamento comprova quão promissores podem ser os negócios nessa área.

Outra pesquisa feita pela empresa Flurry Analytics mostra que, em 2013, o número de lançamentos de apps foi 115% maior do que em 2012. Os dados vão além, uma vez que os aplicativos nas categorias utilitários e produtividade aumentam 149% a cada ano, isso porque celulares e tablets estão, gradativamente, substituindo os computadores e invadindo o mundo corporativo.

Para acompanhar essa tendência, a OpenTech oferece o OpenMobile, um aplicativo móvel para celulares e tablets com sistema Android integrado aos recursos Enterprise Resource Planning (ERP). A ferramenta permite que os clientes, como embarcadores e transportadores, façam o rastreamento das viagens em tempo real.

Atualmente, há dois aplicativos disponíveis. Um deles, para o controle de viagem, permite que os motoristas informem à base, via celular, detalhes do trajeto e tenham acesso à documentação necessária para o transporte da mercadoria. As ocorrências como desvios de rota e atrasos, por exemplo, podem ser comunicados pelo motorista antes da chegada ao destino. Além de garantir o apontamento das entregas em tempo real, principalmente em viagens longas com mais de um destino, o app oferece, também, praticidade e agilidade no repasse de informações.

Outro recurso é o controle de portaria. O aplicativo permite que os responsáveis pelo monitoramento de entradas, saídas e destino dos veículos tenham a mão smartphones ou tablets e possam fazer os apontamentos com mais facilidade, eliminando, por exemplo, a necessidade de computadores na portaria.