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Pacer Logística investe no segmento de transporte de carga fracionada

Publicado em 17/06/2015

A Pacer anuncia investimentos no segmento de transporte de carga fracionada. Com a abertura desses serviços, a operadora logística busca capilarizar a sua carteira de clientes, ampliando a oferta dessa solução para empresas de diversos tamanhos e setores, do pequeno comerciante, em início de operações, até companhias de grande porte. A empresa atendeu mais de 100 empresas nessa modalidade de transporte, nos últimos seis meses. A expectativa é aumentar em 80% esse número, ao longo de 2015.

“A despeito do cenário econômico atual, a Pacer tem mantido a sua trajetória de crescimento. Nosso objetivo é potencializar o mix de clientes, aproveitando a experiência e a estrutura que a empresa desenvolveu, ao longo dos últimos anos, prestando o transporte de carga fracionada a uma clientela específica, companhias de telecomunicações, como a ZTE e a Nokia”, comenta o presidente da Pacer Logística, Alexandre Caldas.

Além do varejo eletrônico, outros fatores colaboram para um maior mercado de cargas fracionadas: a logística reversa e o transporte de resíduos sólidos, a “atomização” das encomendas (compras menores e mais frequentes) e o desenvolvimento de mercados no interior do País.

Desde 2010, a empresa vem se estruturando para atender às demandas de transporte de clientes de operações logísticas, que necessitavam de um diferencial em transportes. A partir de 2013, a companhia começou a se preparar para abrir esse serviço para o mercado.

Para o presidente da Pacer, a própria trajetória da empresa a habilita a ter uma visão que pode fazer a diferença nessa atividade. “Acredito que, por termos feito o caminho contrário de muitas transportadoras, tenhamos condições de enxergar, de forma mais clara, as situações. A Pacer iniciou como empresa de consultoria logística, tornando-se, em seguida, um operador, para somente mais recentemente, por uma demanda de seus clientes, entrar com mais força no transporte de cargas fracionadas, cuja redução do tempo de ciclo de pedido e a pontualidade na entrega são condições indispensáveis para competir nesse mercado”, explica Caldas.

A estratégia de investir no transporte de carga fracionada é uma forma de aumentar a rentabilidade por viagem. “Com um maior número de clientes utilizando as mesmas rotas, nas quais já demonstramos eficiência, conseguimos aprimorar o processo de consolidação da carga. Hoje, o transporte fracionado representa cerca de 30% do faturamento mensal da empresa. Nossa expectativa é dobrar o faturamento em um ano de atividade”, destaca o presidente.

“Inicialmente, nosso foco para a prospecção de negócios será em São Paulo, tendo em vista que é o Estado com maior demanda de transporte para todas as regiões do Brasil. Em uma próxima etapa, sem dúvida, empenharemos esforços consideráveis para toda a Região Sudeste”, afirma Caldas.

Para atender a essa demanda crescente, a empresa quadruplicou o número de funcionários, exclusivamente para essa atividade, ampliou a frota, aprimorou os sistemas de Warehouse Management System (WMS), Enterprise Resource Planning (ERP) e Transportation Management System (TMS), e realizou novos treinamentos com a equipe para o monitoramento de sistemas de telemetria e rastreamento, a fim de melhorar, ainda mais, o controle das operações. A expectativa é investir, ao longo de 2015, R$ 2 milhões nesse segmento.

A Pacer possui, em sua frota, mais de 400 veículos, com rastreamento via satélite, e de diversos portes: motos, furgões, Veículos Urbanos de Cargas (VUCs), trucks e carretas. Desse total, mais de 100 atuam como apoio ao transporte fracionado.