Assinatura Premium Assinatura Premium

Paletrans e Translift fazem lançamento conjunto de AGV Empilhadeira e AGV Selecionadora de Pedidos

Publicado em 14/10/2019

Empresas têm forte atuação no mercado de movimentação de materiais lançam equipamentos de alta tecnologia, totalmente desenvolvidos no Brasil e dentro do conceito de Logística 4.0

 

As fabricantes brasileiras de equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais Paletrans Empilhadeiras e Translift uniram-se para fazer dois lançamentos de alta tecnologia firmando presença na Intralogística 4.0: o AGV Empilhadeira e o AGV Selecionadora de Pedidos. A fabricação e o pós-venda dos equipamentos é 100% nacional.

As duas marcas uniram expertises – a Paletrans em fabricação de empilhadeiras e selecionadoras de pedidos, e a Translift em sistemas inteligentes autônomos – para impulsionar os negócios e prover soluções de alta tecnologia, conectividade, produtividade e segurança. Com desenvolvimento local, será possível atender aos diferentes projetos em menor tempo, maximizando os resultados dos clientes.

“Queremos oferecer o que há de melhor e mais avançado da tecnologia 4.0, garantindo aos nossos clientes elevado nível de serviço e uma rede de assistência técnica em mais de 100 grandes pólos do Brasil”, conta Denis Dutra, CEO da Paletrans Equipamentos. “Nossa proposta de valor inclui a flexibilidade de customização do produto ao melhor custo operacional e com nível de confiabilidade de padrão mundial”.

O executivo comenta que o setor de movimentação de materiais vem cada vez mais abraçando a automação e tecnologia para alcançar maior controle das operações, apoiado pela inteligência artificial, aplicativos que permitem conectividade entre sistemas, análise de milhares de dados e outras novidades trazidas pelo “mundo 4.0”. E é neste contexto que os novos equipamentos do portfólio da Paletrans serão desenvolvidos para superar as expectativa dos clientes.

“E a parceria Paletrans-Translift vem revolucionar o mercado de soluções automatizadas e sustentáveis para operações de intralogística com produtos inovadores, serviço de alta qualidade e a tradição das marcas envolvidas”, destaca Dutra.

 

Alta performance

Os equipamentos da Paletrans que ganharam dispositivos para se tornar autônomos são a Empilhadeira Retrátil PR17 e a Selecionadora de Pedidos SP25H. Ao se tornarem AGVs (veículos automaticamente guiados), a produtividade dos equipamentos dará um salto qualitativo pois poderão operar 24 horas por dia, sete dias por semana, por mais complexos que se apresentem os fluxos de produção.

“São inúmeras as vantagens de tornar esses equipamentos autônomos”, diz Jair Alves, CEO da Translift, responsável por todo o projeto de inteligência dos novos AGV Empilhadeira e AGV Selecionadora de Pedidos Paletrans. “Além do fim da necessidade do operador, outro ganho operacional é que os veículos autônomos permitem o trabalho em ambiente insalubre, como câmaras de congelados, proporcionando maior versatilidade nas operações. O retorno sobre o investimento é relativamente curto, em torno de dois anos”.

A Translift, que já desenvolve veículos autônomos para montadoras no setor automotivo, recentemente anunciou lançamento de AGVs compactos para atuação nos setores de e-commerce, cosmético, farmacêutico e encomendas expressas, vem direcionando esforços para que a tecnologia seja mais acessível ao mercado brasileiro. Alves destaca que a flexibilidade oferecida por um sistema de AGVs amplia as possibilidades de operação e conectividade entre sistemas, mostrando-se uma tecnologia renovável e dinâmica.

“Temos com foco a inovação e em oferecer soluções viáveis ao mercado, com o estado da arte da conectividade que chegou com a Indústria 4.0. Unimos equipamentos e softwares de maneira única como nesta parceria com a Paletrans, para proporcionar um aumento da produtividade, segurança e derrubando mitos sobre os AGVs”, diz Alves, presidente da Translift.

Somado à visão de entregar a melhor solução e experiência para o cliente, a Paletrans também vai oferecer um sistema de monitoramento de frotas, parte do Programa Full Service Paletrans, através da qual a frota será monitorada de forma permanente. O objetivo será prever manutenções, orientação sobre produtividade na operação, realizar remotamente o autodiagnóstico e dar suporte à manutenção.

“Os próximos passos de evolução tecnológica de equipamentos de movimentação de materiais serão a aplicação de sistemas de realidade aumentada e inteligência artificial para melhorar ainda mais a experiência do cliente”, diz Dutra, da Paletrans. “Estamos focados em poder entregar cada vez mais a um custo mais competitivo”.