Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Panasonic agora possui 100% da Blue Yonder

 

Publicado em 26/04/2021

A compra combinará soluções de IoT/edge e AI/ML para oferecer novos recursos em nuvem e criar um mundo mais sustentável


 
A Panasonic Corporation anunciou que adquiriu a Blue Yonder, a principal provedora de plataforma de atendimento digital de ponta a ponta. A Panasonic comprou os 80% restantes das ações (por US$ 5,6 bilhões) da Blue Yonder, somando-se aos 20% que já haviam sido adiquidos em julho de 2020. Incluindo o pagamento da dívida pendente, o investimento adicional totaliza US$ 7,1 bilhões, avaliando a Blue Yonder em US$ 8,5 bilhões. 

Aquisição acelera Autonomous Supply Chain™
A necessidade de cadeias de suprimentos mais inteligentes, autônomas e edge-aware foi drasticamente aumentada pela pandemia Covid-19, pelo aumento do e-commerce e pela proliferação de dados. Essa aquisição fortalece o portfólio da Panasonic e acelera a missão compartilhada da Cadeia de Suprimentos Autônoma das empresas, empoderando os clientes a otimizar suas cadeias de suprimentos usando o poder combinado de AI/ML e IoT e dispositivos edge. Ao unificar soluções de oferta, demanda e comércio com IoT e tecnologias edge, as empresas podem utilizar melhor insights preditivos de negócios do core das suas operações em tempo real.
A combinação da força da Panasonic em engenharia industrial, IoT e tecnologias de ponta com a cadeia de suprimentos e soluções de comércio orientadas a IA/ML da Blue Yonder intensifica consideravelmente o valor do cliente da principal plataforma de atendimento digital da Blue Yonder. Juntas, a Panasonic e a Blue Yonder oferecerão uma vantagem competitiva única para os clientes para impulsionar mais automação e insights de negócios acionáveis e em tempo real que reduzam o desperdício e melhoram as operações, ao mesmo tempo em que criam um mundo mais sustentável.
 
Essa aquisição baseia-se na relação estratégica Panasonic/Blue Yonder, estabelecida em janeiro de 2019 com uma parceria, seguida pela criação de uma joint venture no Japão em novembro de 2019. Em julho de 2020, a Panasonic assumiu uma participação minoritária de 20% e um assento no Conselho de Administração da Blue Yonder. Esta aquisição fecha o círculo de relacionamento estratégico.
 


Blue Yonder: pioneira na cadeia de suprimentos orientada por IA/ML
A Blue Yonder é líder do setor de supply chain, fornecendo uma plataforma de ponta a ponta impulsionada pela AI/ML que serve como um "sistema de inteligência" para seus clientes globais de varejo, manufatura e logística. Sua plataforma Luminate™ baseada em nuvem gerencia perfeitamente todos os nós da cadeia de suprimentos, através do planejamento, execução e comércio em uma plataforma unificada.

Para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020, a receita total da empresa foi superior a US$ 1 bilhão, dos quais 67% foram receitas recorrentes. A partir de 31 de dezembro de 2020, a receita anual recorrente do SaaS era de US$ 343 milhões e a taxa de retenção da receita líquida do SaaS era de 120%.
 
A aquisição acelera o foco estratégico de automação da Panasonic.
 
Esta aquisição aumenta a transformação digital e o foco centrado no cliente da Panasonic. Em 1º de abril de 2022, o Grupo Panasonic estará reorganizando algumas de suas unidades de negócios para se concentrar em áreas-chave como inovação e a automação da cadeia de suprimentos.
 
Yasuyuki Higuchi é o CEO da Panasonic´s Connected Solutions Company (se tornará Panasonic Connect Co., Ltd., em 1 de abril de 2022) e lidera esta área de negócios. O CEO da Blue Yonder, Girish Rishi, e o time de liderança se juntarão à nova organização e a marca Blue Yonder será mantida e os negócios funcionarão dentro do guarda-chuva da Panasonic Connected Solutions Company.
O CEO da Panasonic, Yuki Kusumi, declarou:

 “Estou muito feliz em dar as boas-vindas à Blue Yonder e seus associados ao Grupo Panasonic. Ambas as empresas têm a mesma missão de apoiar as operações de linha de frente dos clientes e temos uma forte afinidade com nossas culturas corporativas. Com a fusão das duas empresas, queremos alcançar um mundo onde os resíduos sejam removidos de forma autônoma de todas as operações da cadeia de suprimentos e o ciclo de melhoria sustentável continue. Hoje, vemos um volume considerável de desperdícios e estagnação desse tipo nas operações da cadeia de suprimentos, o ideal é prover cenários com o uso justo dos recursos humanos visando uma correta adaptação dos mesmos e um adequado equilíbrio dos recursos operacionais. Queremos colocar à disposição de nossos clientes melhores modelos de operação e também a concretização de uma sociedade sustentável, por meio do uso criterioso dos recursos globais. Estou confiante de que, combinando o poder da Blue Yonder e da Panasonic, podemos criar inovação nas cadeias de abastecimento globais."

 

Girish Rishi, CEO da Blue Yonder, completou:

 "Estou emocionado em anunciar que a Blue Yonder está se juntando à Panasonic. Esta associação surgiu como resultado de três anos de trabalho em conjunto, primeiro com a Panasonic como cliente da Blue Yonder e, posteriormente, como parceira joint venture. Nós desenvolvemos confiança mútua e temos uma visão compartilhada para uma Cadeia de Suprimentos Autônoma que proporciona uma vida melhor e um mundo melhor. Como plataforma essencial para tempos essenciais, estamos totalmente focados em atender o potencial dos nossos clientes."


A transação foi aprovada pelos Conselhos de Administração da Panasonic e da Blue Yonder. O negócio deve ser fechado até o segundo semestre deste ano fiscal e está sujeito ao recebimento de aprovações regulatórias habituais.

 

Veja também: