LogTalk LogTalk

Para a BBM Logística, sinergia é fundamental na aquisição de novas empresas

Publicado em 07/10/2021

Companhia, que atualmente agrega cinco empresas para atender a áreas variadas dentro da logística, criou lista de dez mandamentos aplicados na consolidação da cultura corporativa


Foto: Divulgação

O cenário de fusões e aquisições no transporte, bem como na logística como um todo, vem crescendo nos últimos anos – há, inclusive, um artigo dedicado ao tema na última edição da MundoLogística. De acordo com o levantamento da KPMG, neste primeiro semestre foram realizadas nove operações domésticas – um aumento de mais de 100% no comparativo. Nesse contexto, a BBM Logística vem crescendo e, até agora, é formada por cinco empresas que atendem diversas áreas da logística. O objetivo de tal estratégia é abrir possibilidades de atendimento e oferecer serviços end-to-end para os clientes.

Um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, a BBM dedica muita atenção aos processos de sinergia entre as empresas adquiridas. Por meio da otimização da malha logística, evolução técnica conjunta com base nos modelos operacionais e administrativos existentes e busca pela melhor solução logística, a BBM se tornou a principal empresa da região em termos de soluções customizadas e eficientes.

Para acelerar o processo de integração, a BBM criou dez mandamentos que norteiam todo o processo de integração. “Somos todos BBM”, “ame seus clientes acima de todos os outros desafios profissionais” e “independente do que aconteça, fale a verdade e seja justo” são alguns dos critérios.

Segundo o CEO da BBM Logística, André Prado, para existir um processo de aquisição bem estruturado, é necessário ter uma integração bem realizada.

“Nosso negócio é composto por pessoas e, devido a isso, uma parte fundamental dos nossos esforços após uma aquisição é priorizar a troca de aprendizado entre as organizações. Através desse processo sinérgico, que evolui a cada aquisição, estamos viabilizando a entrega das melhores soluções aos nossos clientes.” – André Prado.

Como exemplo de potencialidade de integração, a companhia adquiriu a Diálogo Logística, empresa especializada em operações de e-commerce. Segundo a BBM, no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 72% nas entregas de e-commerce, comparado com o mesmo período do ano passado.

Para sustentar esse crescimento, a BBM tem utilizado sua rede de transporte fracionado, uma das maiores do país, para viabilizar uma expansão rápida e com ótimo nível de serviço nas regiões que a Diálogo não operava.

“O crescimento nas entregas de e-commerce naturalmente força o aprimoramento e expansão nacional nas operações de last mile. Desta forma, estamos atendendo novos clientes e novas regiões. Essa é uma das sinergias importantes decorrente da integração da Diálogo com a malha de fracionado da BBM Logística e Translovato.” – Jorcei Chiochetta, diretor de Carga Fracionada da BBM Logística.