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Parceria ambiental entre DB Schenker e Hapag-Lloyd reduz a emissão de CO2 em 130 mil toneladas

Publicado em 07/11/2016

Em dez anos de cooperação, os fornecedores DB Schenker e Hapag-Lloyd observam os resultados da contribuição significativa para a redução do dióxido de carbono. A parceria, estabelecida em 2006, possibilitou que, ao longo da última década, as empresas conseguissem reduzir as emissões de carbono em 130.000 toneladas.

"Como provedor de serviços logísticos, temos uma responsabilidade especial no planejamento e na realização de nossos transportes de alta emissão. O frete marítimo representa 22% das emissões diretas e indiretas de carbono da DB Schenker. Atribuímos sempre grande importância em investir na proteção ambiental, em conjunto com as companhias de navegação para atingirmos nossos objetivos na proteção do clima", afirma o responsável pelo controle de CO² e proteção do clima na DB Schenker, Andrea Dorothea Schön. A partir das contribuções estabelecidas, será possível reduzir até 2020 a emissão de gases nocivos para cada container padrão (TEU) transportado pela DB Schenker em até 23% em comparação com 2014.

Os parceiros inicialmente estipularam metas de proteção climática como uma obrigação contratual em 2015. A companhia de navegação Hamburg se comprometeu a economizar aproximadamente 20.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono nos contêineres transportados para a DB Schenker até 2020.

"Nós podemos atingir esses objetivos navegando em velocidades que reduzam o consumo de combustível", diz Erika Sagert, responsável pela proteção ambiental e pela sustentabilidade da Hapag-Lloyd. A navegação pró-ativa, dependente do tempo e da otimização de rotas, desempenha um papel fundamental na minimização do consumo de combustível durante a viagem.

A DB Schenker designou os primeiros produtos ecológicos para os seus clientes em cooperação com a Hapag-Lloyd em 2006. Naquela altura, a Hapag-Lloyd já estava utilizando navios com restrições de velocidade na rota da Suécia para a China. A redução total do dióxido de carbono pôde ser confirmada porque a empresa de navegação foi uma das primeiras a ter um método de cálculo que foi reconhecido pelo Clean Cargo Working Group. Dois anos mais tarde, graças aos dados específicos fornecidos pela Hapag-Lloyd, a DB Schenker conseguiu calcular a primeira emissão de carbono para rotas marítimas específicas.

Um outro marco na cooperação entre as duas empresas foi a implantação da calculadora de emissões EcoTransIT World. Em 2010, em colaboração com outros parceiros, a Hapag-Lloyd e a DB Schenker desenvolveram uma ferramenta para o cálculo do impacto ambiental das cadeias de transporte nas rotas mundiais. A ferramenta é, entretanto, uma norma geralmente aceita para o cálculo fiável do consumo de energia e a emissão de CO² e outros gases nocivos para qualquer transporte de carga.

"As principais companhias marítimas, como a Hapag-Lloyd, têm desempenhado um papel importante na redução da emissão do carbono, graças à divulgação transparente das reduções de emissões. Uma relação comercial bem-sucedida e duradoura deve se basear na confiança e na equidade quando se trata de alcançar metas de qualidade e ambientais. Estes acordos são marcos, pois nos permitem integrar os aspectos de sustentabilidade nas nossas relações comerciais", continua Andrea Dorothea Schön. A DB Schenker fechou acordo dessas metas de proteção climática com outras seis companhias de navegação que operam globalmente.

A DB Schenker ocupa o 3º lugar no mercado mundial de frete marítimo. Em 2015, a DB Schenker transportou mais de 5.400 containers por dia para os seus clientes, com um volume total de quase 2 milhões de TEUs. A rede de frete marítimo da companhia cobre 130 países com aproximadamente 600 locais da DB Schenker em todo o mundo.