Multilog Multilog

PepsiCo implementa placas solares e baú feito com materiais reciclados em mais de 400 caminhões

Publicado em 12/09/2023

Segundo a companhia, o projeto de painéis solares prevê a redução de emissão de aproximadamente 7,8 toneladas de CO2 ao ano — o equivalente ao plantio de mais de 860 árvores

Por Redação

PepsiCo implementa placas solares e baú feito com materiais reciclados em mais de 400 caminhões
A companhia prevê a redução de 40% das emissões de gases de efeito estufa globalmente até 2030 (Foto: Joel Silva)

No ano em que celebra 70 anos no Brasil, a PepsiCo anunciou a implementação de mais de 400 caminhões com baús feitos à base de BOPP (plástico flexível de embalagens de snacks), além de PET de garrafas recicladas em sua composição junto à fibra de vidro.

Segundo a companhia, o projeto integra também a instalação de painéis solares de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV), uma tecnologia para frotas que garante a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em mais de 250 desses veículos.

A iniciativa está alinhada às metas da companhia, que prevê a redução de 40% das emissões de gases de efeito estufa globalmente até 2030. De acordo com a empresa, a PepsiCo possui mais de 4 mil veículos, sendo mais de 160 caminhões movidos a GNV ou elétricos.

Ao todo, com o projeto do baú que leva materiais reciclados presente em mais de 400 caminhões, foram recuperadas aproximadamente 10 toneladas de plástico — o equivalente a 157 mil garrafas PET — e mais de 376 mil embalagens de snacks.

Temos metas robustas em nossa estratégia ESG, e estamos investindo fortemente para alcançá-las”, afirmou Paulo Quirino, vice-presidente de Operações da PepsiCo Brasil. “Nosso time busca parcerias e desenvolve conjuntamente soluções para que possamos acelerar essas transformações e diminuir o nosso impacto no meio ambiente e até regenerá-lo.”

SUSTENTABILIDADE

Em nota, a companhia a informou que parte do combustível que seria consumido pelos caminhões agora será substituído por energia zero carbono, captada por meio de painéis instalados no teto dos veículos e fabricados com um filme tecnológico que é mais leve e propicia a recarga constante da bateria, inclusive com o veículo desligado.

No projeto, serão economizadas cerca de 7,8 toneladas de CO2 ao ano com os primeiros 250 caminhões, o equivalente ao plantio de mais de 860 árvores segundo projeções da companhia.

PARCERIAS A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE

De acordo com a empresa, os sistemas ORENgE geram menor emissão de GEEs em relação aos tradicionais painéis solares de silício durante sua fabricação. “O payback de carbono do filme OPV é de menos de 100 dias, comparado com vários anos para as placas solares tradicionais e performa 30% melhor nas aplicações automotivas.” afirmou Felipe Travesso, sócio-diretor da Sunew.

A instalação dos painéis solares OPV nos caminhões da frota da PepsiCo foi realizada pela Facchini. A empresa instala kits plug-and-play para três modelos de veículos usados na operação da PepsiCo e tem a capacidade de adaptar o sistema para atender qualquer modelo usado.

A Facchini também foi parceira da PepsiCo no projeto de desenvolvimento do baú de caminhão que leva diversos materiais reciclados, como o BOPP, em sua composição, conforme anunciou a companhia.