Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Petronas e Logoplaste: parceria visa reduzir emissão de CO2 e uso de plástico

 

Publicado em 13/09/2021

De acordo com a Petronas, a união entre as empresas está alinhada com a estratégia de buscar por alternativas mais sustentáveis e tecnológicas


Foto: Divulgação

A Petronas, empresa que atende demandas de lubrificantes industriais e automotivos em toda a América Latina, firmou parceria com a Logoplaste, empresa portuguesa produtora de embalagens rígidas de plástico. A nova fornecedora já instalou a sua fábrica ao lado da Petronas, localizada em Contagem (MG), e juntas possuem uma missão: produzir embalagens mais sustentáveis no Brasil.

A seleção do fornecedor de embalagens foi feita após um longo processo de concorrência, iniciado em 2019 e finalizado neste ano, em que a Logoplaste foi escolhida por apresentar a melhor solução técnica de embalagens. A nova parceria está alinhada com a estratégia da Petronas de buscar por alternativas mais sustentáveis e tecnológicas.

Uma novidade dessa parceria, impulsionada pela localização das instalações em terrenos vizinhos, é a utilização do “Transportador Aéreo de Embalagens”. Trata-se de uma espécie de ponte, de 87 metros, por meio da qual as embalagens são transportadas diretamente de uma empresa para outra. Isso significa menos carretas circulando, representando a redução de 10,3 toneladas de emissões de CO2 ao ano.

O projeto traz a Multilayer (ou multicamadas, em português), uma nova tecnologia na produção das embalagens destinada a fornecer propriedades de barreira, resistência e estabilidade de armazenamento. Esse recurso possibilita a utilização de plástico reciclável, contribuindo para o objetivo de sustentabilidade do projeto – que deve alcançar uma redução de consumo de 750 toneladas de plástico (resina) ao ano.

Para Adilson Tunes Mello, diretor de Suprimentos Américas, a parceria com a Logoplaste traz a expertise de uma fabricante global de embalagens com uma visão inovadora, além da quebra de paradigma, com a Logoplaste instalada ao lado da Petronas. “Temos a certeza de que juntos vamos trazer as melhores soluções a temas relacionados à qualidade, custos e sustentabilidade, principais desafios deste novo projeto”, ressalta.

A OPERAÇÃO

A Logoplaste irá produzir embalagens de 500ml, 1 litro, 4 litros e Bombona 20 litros – um volume anual estimado em 52 milhões de frascos. Segundo CEO da Logoplaste, Gerardo Chiaia, a parceria será positiva para o meio ambiente e para o controle das mudanças climáticas. “Comemoramos o início de uma parceria de longo prazo, que estabelecerá um novo padrão para a indústria de lubrificantes automotivos”, diz.

A fábrica será operada por 38 funcionários, parte deles realocada de outra operação da Logoplaste, no Rio de Janeiro. Os produtos serão comercializados principalmente no Brasil, mas também em outros países da América do Sul, como Bolívia, Argentina, Chile e Colômbia. As primeiras embalagens, resultado dessa parceria, já estão disponíveis para distribuidores e clientes Petronas desde agosto.

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Desde 2018, a Petronas dedica 75% de todo o investimento global em pesquisa e desenvolvimento à Sustentabilidade. Faz parte dessa agenda o programa de logística reversa, que prevê o recolhimento de lubrificantes e embalagens usadas por meio do Instituto Jogue Limpo. Além disso, foi lançado recentemente o projeto #MaisQueFloresta, ação que conta com a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e prevê o reflorestamento de regiões afetadas pelo desmatamento.

No Brasil, a empresa foi a primeira a produzir lubrificantes para veículos híbridos com tecnologia CoolTech, que ajuda a reduzir as emissões de CO2 e protege o meio ambiente. Essas e outras ações fazem parte do pacto da Petronas em se tornar uma empresa zero carbono até 2050.

 

Veja também: