Assinatura Premium Assinatura Premium

POLI USP PRO tem curso de especialização em Logística baseado no MIT

Publicado em 02/06/2022

Curso tem como objetivo apresentar uma visão inovadora da área da logística; o único pré-requisito para fazer a inscrição é possuir um diploma ou certificado de conclusão de ensino superior

Por Redação


Foto: Divulgação

A POLI USP PRO iniciou a primeira turma do Curso de Especialização em Logística Empresarial (CELOG). O curso foi criado com base em pesquisas e estudos desenvolvidos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e tem duração de 18 meses. Todas as atividades são realizadas online e, no fim do curso, os alunos aprovados recebem um certificado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI USP).

A ideia para a criação do curso surgiu a partir da expansão da internet, que mudou profundamente o funcionamento da logística empresarial. A área deixou de ser um setor de suporte ao departamento de vendas das empresas e passou a ser um departamento próprio, vital para o funcionamento dos negócios.

O MIT E A POLI USP PRO

O CELOG é o resultado de anos de colaboração entre alunos e professores do Centro de Inovação em Engenharia de Sistemas Logísticos (CISLOG) do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da POLI USP e o Centro de Transportação e Logística (CTL) do MIT.

Professores e estudantes do CISLOG têm um longo histórico de estudar e lecionar na instituição norte-americana, além das diversas contribuições que fizeram aos estudos e pesquisas feitos pelo CTL. Foram estes mesmos acadêmicos que, em 2003, criaram o Mestrado em Logística (MLOG), firmando uma parceria oficial com o MIT e trazendo para a POLI todo o conhecimento que adquiriram nos Estados Unidos da América (EUA).

Entretanto, mesmo com a criação do MLOG, o mercado ainda tinha carência de um curso mais prático e, com isso em mente, o CELOG foi criado, em 2005. “O CELOG é como um spin-off do MLOG, uma versão menos acadêmica e mais corporativa”, explica Daniel Mota, vice-coordenador USP dos cursos da POLI USP PRO.

Agora, esse curso com mais de 15 anos de história abriu sua primeira turma de forma 100% online, possibilitando que profissionais de qualquer local do mundo se inscrevam.

VISÃO INOVADORA

Segundo Mota, o curso tem como objetivo apresentar uma visão inovadora da área da logística. Essa visão foi desenvolvida por professores e estudantes do MIT e visa atender uma enorme necessidade que o setor tem de profissionais com uma compreensão sistêmica da supply chain, causada por uma economia cada dia mais globalizada e pelo aumento exponencial do e-commerce.

Essas mudanças fizeram com que a gestão de logística e a criação de uma supply chain se tornassem funções cada vez mais importantes para as empresas, estrategicamente. Esse novo panorama também demanda profissionais tecnicamente capacitados, equipados de uma visão sistêmica da cadeia, para fazer a tomada de decisões do setor.

A partir destes entendimentos, o CELOG tem como crença fundamental o princípio de que, para ser um bom profissional no setor de logística do século XXI, é preciso ser mais do que apenas um administrador, sendo necessário, também, conhecimento técnico. “Hoje, ser apenas um bom gestor não é mais suficiente, é preciso ser um gestor técnico”, destaca Mota.

PROFISSIONAIS DIVERSOS

Apesar da complexidade do tema, o único pré-requisito para se inscrever no curso é possuir um diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Isso significa que não é necessária qualquer experiência anterior na área.

Assim, o CELOG é indicado para todos os profissionais que queiram se preparar para os vários desafios que podem surgir, em qualquer etapa do supply chain do setor de logística, sejam eles de natureza técnica ou humana. “O curso foi desenhado para promover o pensamento lógico da engenharia”, comenta o vice-coordenador.

Isso é evidenciado na composição do corpo docente do curso. Enquanto a coordenação é composta inteiramente por professores USP, os professores se dividem igualmente em professores USP e profissionais renomados com extensa atuação no mercado de trabalho.

GESTORES TÉCNICOS

De acordo com Mota, buscando a capacitação de gestores técnicos, o curso trabalha igualmente com soft skills (habilidades interpessoais e qualitativas) e hard skills (habilidades técnicas e quantitativas). Assim, os alunos serão habilitados para lidar tanto com a gestão de colegas e subordinados quanto com desafios tecnológicos específicos do setor.

Para fazer isso, as primeiras aulas do curso têm caráter introdutório. O objetivo é nivelar todos os estudantes, possibilitando que os alunos novos na área criem uma base de conhecimento sobre a qual avançar e perpetuando a base dos alunos com experiência no tema.

Após as disciplinas introdutórias, os alunos terão matérias de gestão e técnicas, divididas em três grandes módulos: Negócios, Tecnologia e Transporte. Essas disciplinas se aprofundam em diversas áreas, como Inteligência Artificial (IA), Estratégia de Negócios, Business Intelligence (BI), Marketing, Modelagem Matemática, Gestão de Frotas, Estatística, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas entre outras.

Além disso, os alunos são estimulados a estudar problemas reais das empresas em que trabalham durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Esse estímulo faz com que o curso traga um retorno para a empresa do aluno, além de expô-lo a uma provação dos seus estudos, que interessa também a revistas especializadas no assunto”, explica Mota.

PÓS-GRADUAÇÃO ONLINE

O CELOG, assim como todos os curso da POLI USP PRO, é realizado de forma inteiramente online. As aulas são transmitidas semanalmente, ao vivo, em uma plataforma criada especialmente para incentivar a interação entre alunos e professores. “O objetivo é possibilitar a troca eficiente de conhecimento”, enfatiza o vice-coordenador.

No entanto, as aulas também permanecem gravadas para que os estudantes possam revê-las quantas vezes quiserem. A frequência no curso é contabilizada pela realização das provas regulares, que podem ser feitas em até três semanas, na mesma plataforma. “É dessa forma que garantimos o conteúdo mais atualizado possível para nossos alunos, além da flexibilidade de assistirem às aulas quando e de ode quiserem”, comenta Mota.

Os alunos ainda têm mais opções para as provas finais e a apresentação do TCC, itens obrigatórios para emissão do certificado. Para essas duas etapas, eles podem escolher pela realização de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (com localização sujeita a alteração).

“Os estudantes não precisam mais frequentar salas de aula tradicionais para conquistar um certificado de pós-graduação POLI USP. A total digitalização desses cursos permitiu que toda a tradição e excelência da instituição cheguem de forma mais prática a quem busca por qualificação e atualização.” – Daniel Mota, vice-coordenador USP dos cursos da POLI USP PRO.

Ficou interessado em aprender o que os melhores profissionais de logística do mundo estão estudando? Então, não perca tempo e se inscreva no Curso de Especialização em Logística Empresarial (CELOG) da POLI USP PRO.

INSCREVA-SE JÁ