Assinatura Premium Assinatura Premium

Porto Itapoá anuncia inclusão de créditos de carbono nas operações

Publicado em 10/01/2024

O “Projeto de Neutralização de Carbono” foi lançando em parceria com o Grupo Ambipar; segundo a companhia, Itapoá é o primeiro porto do Brasil a possibilitar a compensação

Por Redação


Segundo a companhia, será o primeiro porto do Brasil a possibilitar a inclusão de créditos de carbono nas operações (Foto: Divulgação)

O Porto Itapoá lançou o “Projeto de Neutralização de Carbono”, em parceria com o Grupo Ambipar, para compensação de emissões de carbono dos clientes. Segundo a companhia, será o primeiro porto do Brasil a possibilitar a inclusão de créditos de carbono nas operações.

De acordo com o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., o projeto começa em efetivamente em 2024 e vai permitir aos clientes do Terminal que comprem créditos de carbono para compensar as emissões das operações. “Estes créditos, advindos de conservação florestal ou de reflorestamento, são certificados pela Ambipar”, explicou.

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Em 2023, o Porto Itapoá mudou a própria política de aquisição de energia no sistema nacional, optando por consumir, nos novos contratos, somente energia de fontes renováveis. Segundo a empresa, a transação é certificada pelo I-REC(e), um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável energia renovável que é atribuído ao consumidor.

O Porto Itapoá também está desenvolvendo um projeto para captação de energia solar, com placas já instaladas para o estudo específico de incidência de luz solar em Itapoá. “Os dados que temos disponíveis hoje dizem respeito à macrorregião em que estamos localizados, por isso precisamos entender melhor as particularidades dessa fonte de energia no nosso município”, declarou o diretor da Terminal.

“Esses dados vão servir como uma base para projetos futuros, não só do Porto Itapoá, mas de todos os empreendedores da cidade”, completou o diretor do terminal.