LogTalk LogTalk

Portos paranaenses apresentam projeto de expansão orçado em R$ 3 bilhões

Publicado em 16/02/2012

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), apresentaram, na última terça-feira, dia 14 de fevereiro, em Brasília, os resultados de um estudo realizado no Porto de Paranaguá (PR). Contratada pela Secretaria Especial de Portos (SEP), a universidade está realizando o planejamento portuário para os principais portos do país para os próximos 20 anos.

O estudo apontou necessidades de investimentos na ampliação da infraestrutura para o atendimento da demanda futura de cargas. Segundo a análise, até 2030, os portos de Paranaguá e Antonina deverão movimentar 80 milhões de toneladas de carga, duplicando a movimentação atual.

Técnicos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em conjunto com pesquisadores da UFSC, projetaram na modelagem matemática os projetos de expansão da Appa. No estudo, foi verificado que os dois terminais atendem na plenitude a demanda de cargas para os próximos 30 anos. No total, os projetos somam investimentos de R$ 3 bilhões e possibilitam, por exemplo, aumentar de 20 para 32 os berços de atracação.

A Appa fez análises e chegou ao plano de ampliação e modernização do Corredor de Exportação, aumento no número de berços dedicados à carga geral e fertilizantes, dois novos berços de contêineres, além da ampliação da capacidade do cais de inflamáveis, do pátio de veículos e da retroárea de contêineres.

“Os projetos da Appa estão em consonância com a projeção de crescimento da Secretaria de Portos. Isso demonstra que estamos no caminho certo e nos dá mais motivação para continuar o trabalho de levantamento de recursos para financiar estes projetos”, afirma o superintendente Airton Maron.