Multilog Multilog

Praticagem inaugura novo Centro de Tráfego em Santos

Publicado em 18/09/2014

Espaço garantirá mais agilidade e segurança nas manobras dos navios. Sistema já existe em outros portos modernos do mundo

A Praticagem de Santos inaugurou, no dia 15 de setembro, o novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT). O novo espaço poderá garantir ainda mais agilidade e segurança nas manobras dos navios no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. 

O centro conta com 12 câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o canal do porto, equipamentos de última geração para medição de ondas, profundidade, visibilidade e tecnologia, capazes de fornecer informações em tempo real, que permitirão o monitoramento, com absoluta precisão, de todo o canal navegável do porto santista, com seus 20 quilômetros e 67 terminais e berços de atracação.

As imagens são transmitidas, em tempo real, para o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego. Qualquer emergência será avisada imediatamente ao prático, que está na lancha da praticagem, por meio do rádio. O centro dispõe, também, de uma sala de crise para reunir gerentes, diretores práticos e autoridades marítima e portuária.

A necessidade de implantar o novo centro surgiu porque os navios estão cada vez maiores. Até o ano 2000, a maioria dos navios tinha arqueação entre 10 e 20 mil toneladas. Já em 2013, o crescimento das manobras de navios com arqueação de mais de 50 mil toneladas disparou, atingindo 2.900 embarcações. A dimensão dos navios quase dobrou, atingindo até 336 metros de comprimento. Porém, o canal de navegação se mantém praticamente inalterado e, ainda, com maior estreitamento em alguns trechos. Esse cenário obriga o prático a trabalhar em situação maior de risco e com perícia absoluta.

O sistema implantado no centro já existe em outros portos modernos do mundo, mas é implantado e mantido pela autoridade portuária.

Movimentação
A Praticagem de São Paulo realiza 12 mil manobras por ano. As atividades têm o suporte de cem funcionários, estaleiro e 18 embarcações, funciona 24 horas, durante os 365 dias do ano. Toda estrutura é mantida para atender 120 manobras diárias, o que é uma garantia para o setor portuário de que nenhum navio deixará de ser manobrado, mesmo no pico máximo. A média diária atual é de 32 manobras.

Fonte: G1