LogTalk LogTalk

Prêmio BBM 2021 reconhece projetos que foram destaque na logística nacional

Publicado em 18/11/2021

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (18), a MundoLogística e a BBM Logística anunciaram finalistas e vencedores entre os mais de 300 projetos inscritos


Foto: Reprodução

A MundoLogística realizou na manhã desta quinta-feira (18) a cerimônia virtual do Prêmio BBM Projeto de Logística 2021, que exaltou os projetos que mais se destacaram na cadeia de suprimentos neste ano. O prêmio, entregue anualmente, é organizado em parceria com a BBM Logística, um dos maiores operadores do setor na América do Sul. Neste ano, o Prêmio BBM Projeto de Logística selecionou 25 projetos entre os mais de 300 inscritos.

Na premiação, conduzida pelo humorista e músico Fabiano Cambota, foram apresentados projetos distribuídos em cinco categorias: Startup, ESG, Tecnologia, Inovação e Melhoria Operacional. Em cada categoria, foram premiados dois campeões, que serão contemplados com uma matéria exclusiva que será capa da edição janeiro/fevereiro na MundoLogística.

“Só quem viveu esses últimos dois anos sabe o quanto o nosso segmento foi desafiado”, ressaltou o diretor executivo da MundoLogística, Marco Antônio Guapo. “Então, esse prêmio é uma oportunidade muito importante para nós, da cadeia de suprimentos, de valorizarmos as iniciativas que mais se destacaram nesse cenário.”

O CEO da BBM Logística, André Prado, destacou a importância de estimular o desenvolvimento do setor. “Quando temos pessoas competentes trabalhando, temos a entrega de serviços melhores. Por isso, incentivar projetos como esse prêmio é muito importante para nós, que vimos nesse último ano o aumento exponencial de custos que tem impactado toda a gestão logística. Esses projetos finalistas refletem os insights obtidos nas dificuldades do dia a dia.”

O processo de escolha dos projetos vencedores ocorreu durante dois meses, período no qual uma banca examinadora avaliou cada um dos inscritos. A banca foi composta por Carlos Taboada, Celso Queiroz, Fernando Trigueiro, Luis Martão, Manoel de Andrade e Silva Reis, Marcella Cunha, Marco Antonio Oliveira Neves, Nestor Felpi, Orlando Fontes Lima Júnior, Pedro Moreira e Ricardo Rodrigues.

PERSONALIDADE DO ANO

Outro destaque do Prêmio BBM Projeto de Logística 2021 foi a entrega da homenagem Personalidade do Ano, na qual é reconhecida a trajetória de profissionais que tenham dedicado a carreira em prol da transformação do setor de Logística e Supply Chain. Neste ano, a Personalidade Logística foi o professor Dr. Antônio Galvão Novaes.

Na homenagem, composta por vídeos de ex-alunos, foi destacada a atuação de décadas do professor. Engenheiro naval formado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pelo programa de Engenharia Naval e Oceânica do MIT e doutor em Engenharia – com foco em Transporte Marítimo – pela USP, Novaes tem uma jornada notável na docência, sendo um dos nomes precursores do ensino de Logística do Brasil. Com passagens pela USP e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), hoje ele é pesquisador sênior da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Fiquei muito sensibilizado com esse convite e essa homenagem. Mas, além disso, é muito bom ter uma certa atividade nesse setor porque me dá a chance de transmitir minha experiência, mas também de aprender. Eu tenho aprendido muito”, disse Novaes.

OS VENCEDORES

Abaixo, é possível conferir a lista completa de vencedores – em ordem de apresentação:

Startup

  1. Favela Express
  2. Green Mining
  3. goFlux
  4. FreteZap
  5. Kargo

ESG

  1. Americanas
  2. Biothermal e Health Log
  3. Comtrasil
  4. Autonomy
  5. FM Logistic

Tecnologia

  1. Correios
  2. Fiorde
  3. Gera Sinergia
  4. Rabbot
  5. Aware Logistics

Inovação

  1. FreteBras
  2. EDP
  3. Magazine Luiza
  4. Grupo Pardini
  5. Dafiti

Melhoria Operacional

  1. Aliança e J Macedo
  2. Logicalis
  3. Carrefour
  4. Marinha do Brasil
  5. Elekeiroz