Assinatura Premium Assinatura Premium

Presidente da Fiesp destaca a importância do setor logístico para a retomada do crescimento da economia

Publicado em 15/06/2016

Em noite de gala da logística, Movimat reúne líderes e entidades do setor, que é um dos mais estratégicos e apresenta elevado potencial de crescimento, nos próximos anos

A área de logística é uma das mais estratégicas e apresenta elevado potencial de crescimento na economia, pois até 2018 devem ser investidos R$ 177 bilhões, no setor. Na contramão da economia, a tendência dos empresários é investir na participação de eventos, como a Movimat – Salão Internacional da Logística Integrada, que será entre 20 e 22 de setembro, no Pavilhão Branco, do Expo Center Norte, em São Paulo. O lançamento da feira ocorreu no dia 6 de junho, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), durante as comemorações do Dia da Logística, promovido pela Associação Brasileira de Logística (Abralog), e reuniu líderes do setor e entidades ligadas à logística.

Para o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Paulo Otávio Pereira de Almeida, empresa que promove a Movimat, as feiras continuam sendo local propício para o networking. “Nós somos um termômetro da economia, como promotores de eventos e feiras. Elas continuam sendo instrumento válido para a geração e prospecção de novos negócios. É o caso da Movimat, que é a maior vitrine da logística brasileira e referência para o setor.”

Há mais de 30 anos atuando no mercado de movimentação e armazenagem, a Movimat consolidou-se, no mercado, como o único evento que trata a logística de ponta a ponta. Ou seja, o evento traz soluções desde intralogística, passando por condomínios, tecnologia da informação, segurança e gestão de risco, até diversos fornecedores de soluções multimodais.

“Se antigamente falávamos apenas de movimentação logística dentro das empresas, hoje, estamos expandindo esse conceito e buscando agregar toda a cadeia logística. Essa é uma forma de auxiliar as empresas a aperfeiçoarem os seus custos nos processos logísticos”, afirmou Almeida.

Sobre a atual situação econômica, Almeida aposta que o setor de logística será um dos que se recuperará rapidamente, após a recessão. “É difícil encontrar um setor da economia que não utilize os serviços logísticos. Assim que a situação econômica for retomada, depois desse sabático econômico dos últimos dois anos, esse será, com certeza, um dos primeiros setores a se reerguer e com a força que vinha demonstrando antes.” A Movimat estima receber 28 mil visitantes, que representam mais de 50 setores da economia.

Retomada da economia
O presidente Fiesp, Paulo Skaf, esteve no evento em comemoração ao Dia da Logística, e enfatizou que é hora de retomar a estrada da economia. Ele parabenizou os profissionais pela data comemorativa, missão e trabalho de quem tem cuidado do setor, no País, e destacou a importância dos empresários que atuam nessa área e a responsabilidade de impulsionar a economia.

Skaf salientou que o momento é de união de todos os setores da economia e que, juntos, devem debater uma solução para o Brasil. “Não é hora de discutir o problema da logística, hospitais, comércio, porque temos um problema maior, que é do Brasil. Nós temos de buscar uma solução para o País, pois todos tirarão proveito disso. Soltem-se um pouco do setor e vamos nos unir por uma causa maior. Só assim recuperaremos a economia brasileira.”

Segundo ele, o novo momento traz a expectativa de melhora em toda a população, para que ocorram mudanças positivas. “Agora, estamos em um novo momento, que reacende a esperança, que não está em pessoas, dependerá de nós.”

Infraestrutura é a saída
Para o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, as obras de infraestrutura são uma das poucas saídas possíveis para que o governo interino possa dar início à retomada do crescimento econômico. 

 “A Associação Brasileira de Logística acredita que uma grande cartada para o governo seria erguer com vigor a bandeira da infraestrutura, pois os logísticos não têm dúvidas de que a retomada econômica do Brasil passa pela infraestrutura e pela logística”, declarou Moreira.

Ele explicou que erguer a infraestrutura é uma proposta de assimilação simples e, além disso, uma necessidade já debatida exaustivamente, nos últimos anos, por todos os setores envolvidos. 

Jogos Olímpicos
O evento em comemoração ao Dia da Logística teve como convidado Fernando Cotrim, diretor de Supply Chain dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As Olimpíadas envolvem a maior operação logística, em período de paz e, segundo Cotrim, o evento exigirá o uso de 250 km de vias e movimentará 30 milhões de itens.

“É a primeira vez que os Jogos ocorrem na América do Sul e pode ser um momento de virada para o Brasil mostrar o que o País pode fazer e como podemos entregar um evento desse porte”, almejou Cotrim.

Movimat
Promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Movimat está consolidada como o principal evento da cadeia logística e deve reunir mais de 28 mil compradores qualificados e tomadores de decisão. A feira envolverá os seguintes setores da cadeia: intralogística (elevação e movimentação, automação, empilhadeiras, armazenagem e embalagem), condomínios logísticos (real estate), multimodalidade, segurança e gerenciamento de risco e tecnologia da informação.

A Movimat é realizada em parceria com a Abralog e o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp), e conta com o apoio de mais de 20 associações e entidades, que representam os setores governamentais, agronegócio, educação, e-commerce, armazenagem, implementos, transporte dos mais diferentes modais, tecnologia da informação e comércio.

Serviço:
Movimat – Salão Internacional da Logística Integrada
Data: 20 a 22 de setembro
Horário: Das 13h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São PauloFoto: Paulo Skaf, presidente Fiesp.