Assinatura Premium Assinatura Premium

Primeira entrega de carne bovina por blockchain é feita nos EUA

Publicado em 28/11/2019

O Japão foi o destino final da carga. A entrega de carne bovina por blockchain marca o processo de autenticação de qualidade de alimentos

 

A primeira entrega de carne bovina com verificação e rastreamento por blockchain foi feita, recentemente, dos Estados Unidos para o Japão. O processo, da origem até o destino, foi realizado pela UPS com a colaboração da HerdX Inc., um dos principais provedores de soluções agroecológicas. A entrega representa um passo significativo na garantia de qualidade e confiabilidade na indústria de carne bovina.

 

Como foi feita a entrega de carne bovina por blockchain?

A carga saiu de Kansas, EUA, por transporte aéreo na primeira semana de novembro. Foi embalada em caixas térmicas de cadeia fria da UPS, com temperatura monitorada por sensores. Os dados da UPS eram enviados e integrados à plataforma de verificação blockchain da HerdX.
O carregamento foi entregue para uma churrascaria em Tóquio, onde os convidados receberam cardápios com código QR que traziam as informações detalhadas de toda a jornada. A partir de agora, todos os produtos HerdX que serão embarcados internacionalmente usarão essa tecnologia.
Os despachantes aduaneiros da UPS trabalharam com as agências reguladoras de Saúde, Alimentação e Segurança nos EUA e no Japão para obter todas as certificações necessárias.

 

Mercado pede por mais informações

Inegavelmente, o desejo por mais informações sobre os produtos, em especial os alimentos, é uma constante em crescimento nos consumidores. Por isso, o mercado de ferramentas de verificação e rastreabilidade está se focando nas novas soluções. Companhias de tecnologia, agências governamentais e instituições acadêmicas estão trabalhando para uniformizar o processo. No entanto, nenhum padrão global foi estabelecido até o momento.

 

Ferramenta conectada ao blockchain

A UPS criou uma ferramenta de rastreamento customizada que se conecta à tecnologia de blockchain da HerdX, fornecendo atualizações em tempo real e dados ao longo da jornada.

 

"A verificação blockchain para remessas aéreas internacionais é complexa e requer uma grande experiência em agenciamento de cargas e processos aduaneiros.  A exatidão das informações tem implicações para as indústrias de alimentos, bebidas, varejo e restaurantes". Romaine Seguin, presidente da UPS Global Freight Forwarding.