Assinatura Premium Assinatura Premium

Primeiro do Brasil, Porto do Açu recebe Selo EcoPorts

Publicado em 24/09/2021

Certificação é a principal iniciativa global do setor para reconhecer portos com boas práticas de gestão ambiental


Foto: Divulgação

O Porto do Açu anunciou nesta quinta-feira (23) que se tornou o primeiro porto brasileiro a receber o Selo EcoPorts, principal certificação ecológica do setor. Incorporando as principais normas de gestão ambiental reconhecidas internacionalmente, como a ISO 14001, o título visa padronizar boas práticas de gestão ambiental do setor portuário por meio da cooperação e compartilhamento de conhecimento.

A conformidade com o padrão PERS (Port Environmental Review System) é avaliada de forma independente pela empresa certificadora Lloyd's Register Quality Assurance. O certificado tem validade de 2 anos.

De acordo com o CEO da Porto do Açu Operações, José Firmo, a certificação é um reconhecimento do esforço da companhia em estruturar a gestão ambiental com base em boas práticas. “Nosso objetivo é buscar um desempenho ambiental de alta performance comparável aos principais portos do mundo”, ressalta.

O documento, que completa um ano de aprovação em outubro, reflete a nova estratégia de sustentabilidade da Porto do Açu Operações, construída a partir da colaboração com os acionistas Prumo Logística e Porto de Antuérpia Internacional. Recentemente, a empresa divulgou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano-base 2020, com o objetivo de dar transparência aos resultados ESG da companhia.

O Porto do Açu também formalizou neste ano a adesão ao Enviromental Ship Index (ESI), índice que classifica as embarcações que superam os padrões de emissão estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Navios que performam acima dos padrões ambientais estabelecidos, incluindo os níveis de emissões de gases do efeito estufa, passaram a ter acesso a tarifas portuárias diferenciadas, com descontos de até 10%. Com a iniciativa, o Porto do Açu passa a integrar uma lista de mais de 60 portos globais que adotaram o mecanismo de incentivo.