Assinatura Premium Assinatura Premium

Printbag investe na logística rentável, com empilhadeiras articuladas Combilift

Publicado em 10/02/2016

A Printbag, indústria gráfica especializada em sacolas de papel, caixas, embalagens versáteis e acessórios de alto padrão, localizada em Camboriú, Santa Catarina, prima por investimentos constantes em tecnologia, aprimoramento da mão de obra em todos os níveis e desenvolvimento de processos inovadores, entre eles a utilização de empilhadeiras articuladas Combilift.

Segundo o coordenador de Logística da empresa, Tiago Toledo, em virtude dos investimentos em inovação, gestão de processos e recursos humanos, a Printbag apresenta um crescimento médio de 13%, nos últimos 24 meses, atuando na contramão do mercado, que apresenta um declínio consolidado de 6,7%, no mesmo período.

Toledo ressalta que uma das premissas básicas da gestão estratégica da Printbag é o incentivo a todo e qualquer tipo de inovação. “Para isso, existem procedimentos específicos, que medem e controlam todas os projetos que estão em andamento dentro da empresa. Dessa forma, acreditamos que a inovação é fundamental para consolidar a estrutura do negócio dentro do mercado.”

A Printbag inaugurou, em 2011, uma nova fábrica, mais ampla e moderna. Para o responsável pela logística da empresa, a empresa teve a vantagem de criar a planta do galpão depois de optar pela aquisição da empilhadeira Combilift. Então, conseguimos projetar a estrutura, baseada nas características operacionais que a máquina proporciona. Assim, otimizamos todo o espaço disponível para a construção, com corredores mais estreitos e porta-paletes mais altos, além de ter posicionado uma das docas com altura suficiente para permitir o uso da máquina na área externa do galpão. Com isso, a empilhadeira Combilift se tornou o principal equipamento de movimentação da Printbag.”

As empilhadeiras articuladas, fabricadas pela Combilift, trabalham em corredores estreitos de 2 m, empilhando até 15,6 m e permitindo aumentar o volume de cargas armazenadas. O equipamento reduz a largura de corredores e possibilita uma área útil 20% maior para a estocagem. Os equipamentos operam em qualquer tipo de piso, dentro e fora de prédios e estão disponíveis em versões elétricas ou GLP, com capacidade para até 2.500 kg. Visando maximizar a ocupação do espaço por meio da paletização e a consequente verticalização do espaço desse processo logístico, as empilhadeiras articuladas são fundamentais para facilitar o acesso aos materiais estocados.

Na fase de projetos da Printbag, foram orçadas três opções de empilhadeiras e a Combilift apresentou o melhor custo-benefício para a estrutura prevista pela Printbag. O diferencial do equipamento, segundo Toledo, foi a redução dos corredores, com o ganho de 30% de área de armazenagem, a possibilidade da operação em piso externo, com superfície irregular, e a agilidade na operação, comparada à empilhadeira retrátil. “Outro benefício que estamos percebendo, durante esse segundo ano de operação, é o baixo índice de manutenção, pois, em dois anos de uso, só fizemos as manutenções preventivas e a troca de uma mangueira hidráulica. Os riscos são considerados baixíssimos, comparados ao benefício que o equipamento está apresentando até o momento.”

Antes de fechar o negócio, a Printbag fez questão de visitar uma empresa que possuía a máquina em operação, para conhecer o equipamento e conversar pessoalmente com os operadores. “Já nesse momento, tivemos uma boa impressão do equipamento e dos comentários das pessoas envolvidas. O segundo passo foi conhecer a parte de manutenção e estoque de peças. Porém, essa parte de serviços de manutenção ainda não utilizamos de maneira concreta, pois o equipamento ainda não apresentou nenhum problema de manutenção”, complementa Toledo.

A Combilift conta com três linhas de produtos e segue em crescimento no País, oferecendo ganho de espaço e produtividade.  “Logística rentável, em tempos de recessão econômica, é com a Combilift”, ressalta o diretor Comercial, Rafael Kessler.

As empilhadeiras inteligentes da Combilift podem ser adquiridas por meio de operações de leasing exclusivo da empresa, com parcelas fixas em Reais, em um prazo de cinco anos. O portfólio de clientes da Combilift é formado por médias e grandes empresas de diferentes segmentos, entre elas Aggreko, Arno, Bertolini Armazenagem, Cassol Pré-Fabricados, Caterpillar, Cia. Bandeirantes, CNH, Cooperativa Piá, Embraer, Grendene, Madeiranit, Marcopolo, Medabil, Pernambucanas, Todeschini, Vonpar Alimentos e WEG S.A.