ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Promo PowerBank

 

Categorias

 


 
 Quintiq

 

Intermodal

 



Programa de Capacitação Lean apoia transformação nas empresas

Publicado em 12/02/2015

Programa fornece aulas, workshops, coaching e consultoria na empresa do participante

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do “Programa Prático de Formação Lean”, do Lean Institute Brasil, de São Paulo, entidade sem fins lucrativos, que, há mais de 15 anos, dissemina entre as empresas brasileiras o Sistema Lean, filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota, adotada, atualmente, por companhias de diversos setores em todo o mundo.

Trata-se de um programa educacional, que, diferentemente dos tradicionais cursos sobre o tema, fornece ao participante uma dupla experiência de aprendizado sobre o sistema Lean. De um lado, ele receberá todo o aprendizado e treinamento necessários sobre esse modelo de gestão, com aulas, workshops e coaching, realizados e orientados pelos especialistas do Lean Institute Brasil, entidade referência no Brasil sobre o tema, a partir da sede do Instituto, em São Paulo.

Em paralelo a isso, o participante, também, deverá implementar um projeto Lean de melhoria dentro da empresa em que atua, para obter resultados concretos, sempre com o apoio de consultores do Lean Institute Brasil, que estarão ao lado do “estudante” em todo o processo.

Nesse sentido, ao unir treinamento e consultoria em uma mesma ação educacional, o Programa é direcionado a profissionais que atuam nas empresas e que precisam obter sólida formação em Lean, ao mesmo tempo em que necessitam aplicar o sistema na prática e gerar resultados para as companhias em que trabalham.

“Alguns resultados preliminares dos participantes envolvidos nas primeiras turmas já geraram projetos com economias de milhões de reais e empresas sensibilizadas a procurar viabilizar uma ampla transformação Lean”, destaca José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil, entidade responsável pelo Programa.

Para a gerente Administrativa do Instituto, Telma Rodriguez, o Programa educacional se diferencia por desenvolver no profissional as três dimensões necessárias na formação Lean: conceitual, técnica e comportamental. “É um Programa que, além de dar toda a formação necessária ao indivíduo sobre esse modelo de gestão, formará um ‘multiplicador Lean’ dentro da empresa, que poderá transmitir todo esse conhecimento para outras pessoas da companhia.”

Indústria, serviços e saúde
Com duração de seis meses, o Programa Prático de Formação Lean iniciou a primeira turma no começo do ano passado e terá, agora, sua segunda classe, nesse primeiro semestre de 2015. A novidade deste ano, porém, é que o participante poderá optar por direcionar as atividades para “Indústria e Serviços” ou “Saúde”.

O primeiro, como a própria expressão indica, será um programa especializado em Lean para empresas de manufatura e de prestação de serviços. O segundo será direcionado para quem atua com sistema Lean na gestão da saúde, por exemplo, em hospitais ou em clínicas médicas.

Para Ferro, o Programa Prático de Formação Lean foi idealizado, levando em conta que uma das maiores dificuldades em implementar esse modelo de gestão nas empresas é a carência de profissionais com formação adequada. “As maneiras ‘tradicionais’ de formar pessoas em Lean têm se mostrado muito limitadas. De um lado, vemos empresas apostando em treinamentos ‘minimalistas’, para atender necessidades pontuais aqui e ali. De outro, companhias apostando em programas formais e extensos, nos quais ´fala-se muito’, mas se aplica pouco, o que, muitas vezes, só se burocratiza o aprendizado.”

Para ele, o Programa ataca essa dupla carência dos treinamentos tradicionais, pois formará especialistas que serão capazes de evitar aquela típica transformação Lean, superficial, que ocorre em boa parte das empresas, mas, ao mesmo tempo, sem desperdiçar tempo e recursos em treinamentos longos e formais, com propósitos não claros e nem práticos, como também acontece em diversas companhias.

“Na jornada Lean, tudo sempre começa com um problema ou uma necessidade concreta, articulados ao norte verdadeiro da empresa. Nesse sentido, a capacitação também deve ser específica, para apoiar as necessidades de melhorias que a companhia necessita”, acrescenta Ferro.

O especialista detalha que o formato desse Programa, disponibilizado no Brasil pelo Lean Institute Brasil, é similar aos de outros Institutos da Lean Global Network (LGN), entidade mundial, que reúne 17 institutos Lean pelo mundo, em 17 países, incluindo o Lean Institute Brasil, que foi a segunda entidade da rede (a primeira foi a dos Estados Unidos).

Entenda o programa
No Programa Prático de Formação Lean, o participante integrará encontros periódicos com especialistas do Lean Institute Brasil, na sede do Instituto em São Paulo, para obter a formação conceitual necessária e, também, para discutir com os especialistas do Instituto o projeto prático de melhoria Lean, que será implementado na empresa onde o participante atua.

Além disso, o “estudante” participará de treinamentos práticos que o Instituto realiza dentro de empresas parceiras, por exemplo, “Introdução ao Lean Thinking”, “Processo A3”, “Mapeamento do Fluxo de Valor”, “Fluxo Contínuo e Trabalho Padronizado”, “Gerenciamento Diário”, “Sistema Puxado e Nivelamento da Produção”, “Kaizen e Solução de Problemas” e “Liderança Lean”.

“O objetivo é fornecer ao participante um contato real com os conceitos aprendidos, proporcionando, assim, uma vivência fora de seu ambiente de trabalho, com a possibilidade de explorar novas ideias e soluções para os problemas levantados”, afirma Telma.

Ela explica que a implementação do projeto prático na empresa onde atua o participante, ao final do curso, é parte central do Programa. Deverá focar um problema relevante da companhia e, necessariamente, trazer resultados significativos para o negócio. “Para isso, o participante terá o apoio de um ‘mentor/consultor’ do Lean Institute Brasil, que será responsável pela orientação do projeto, visando à necessidade da empresa.”

Serviço
“Programa Prático de Formação Lean”.
Inscrições e mais informações: https://www.lean.org.br/programa-formacao-lean.aspx.
Vagas limitadas.

 

Veja também: