ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Dia das Crianças

Intelbras
 

 

Categorias

 

Logist

 

MLOG - Manter atualizado

 



Programa Penske Desenvolvimento de Líderes capacita os profissionais

Publicado em 11/07/2014

​Mais de 200 colaboradores já participaram do programa, que deve chegar a 100% do quadro atual de funcionários no Brasil

Investir para crescer. Essa é a fórmula encontrada pela Penske Logistics para continuar na rota ascendente de crescimento no mercado brasileiro de logística. O investimento, nesse caso, é nos próprios colaboradores, que, desde a criação do Programa Penske Desenvolvimento de Líderes, participam de um completo programa de capacitação e desenvolvimento profissional.  Segundo dados da  Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% das empresas que enfrentam a falta de trabalhador qualificado afirmam que o problema prejudica o aumento da competitividade.

O programa é dividido em duas etapas: uma de capacitação e desenvolvimento em gestão de pessoas, e a segunda abrange os módulos focados na operação e no setor logístico. Implementado em abril de 2013, o programa atingiu mais de 200 colaboradores de três operações da companhia.

Para a diretora de Recursos Humanos da Penske Logistics, Patricia Patto, esse é um projeto desafiador e inovador. “O segmento de logística especializada ainda é relativamente novo no Brasil e, durante um bom tempo, houve um conhecimento empírico do dia a dia. O que queremos com o programa é permitir aos nossos colaboradores uma visão completa sobre o mercado, sobre as melhores práticas de gestão e do conhecimento técnico da área, a fim de se desenvolverem na carreira e em nossos quadros.”

O Programa de Desenvolvimento de Líderes conta com 28 módulos, muitos deles ministrados por profissionais da própria Penske Logistics, que foram capacitados para serem multiplicadores de conteúdo, além do apoio da organização especializada, Integração Escola de Negócios.

Sidney Giannaccini, gerente Corporativo de Inventários da Penske Logistics e um dos instrutores do programa, destaca que essa é uma forma de potencializar o conhecimento e a interação entre diferentes equipes e pessoas. “Com a multiplicação do conteúdo, estamos revertendo o processo em melhoria contínua e novas oportunidades para a companhia, os colaboradores e, também, os clientes.”

Giannaccini é ministrante do módulo de inventário, tema com pouca literatura disponível no mercado. “É um processo interessante desenvolver o conteúdo baseando-se na teoria acessível e na experiência adquirida na prática. Ajuda a revisitar alguns temas e a compartilhar o conhecimento com os colegas”, acrescenta.

Segundo o Gerente de Operações, Marcelo Graça, que participa do programa desde o início da discussão e evolução, o modelo foi desenhado para conseguir uma uniformidade de conteúdo e capacitação dos líderes de operação, em seus mais variados cargos hierárquicos. “Notamos, especialmente, em grandes operações, que era preciso atender às principais lacunas identificadas, para adequar o nível de conhecimento de toda a equipe e, em seguida, desenvolver suas habilidades.”

Para Ilma Oliveira, supervisora de Operação na Penske Logistics, o programa proporciona benefícios que vão além da contínua capacitação dos participantes. “É interessante rever alguns conceitos que aprimoramos no dia a dia. O curso ainda possibilita a interação entre diferentes áreas da empresa. A troca de conhecimento e experiência com outros colaboradores contribui muito na disseminação da cultura e no aumento da visão estratégica da companhia.”

 

 

Faça como milhares de profissionais! Acesse a plataforma para
profissionais de logística e supply chain. Clique aqui e saiba mais!

 

Veja também: