Assinatura Premium Assinatura Premium

Projeto de automação da Transportadora Americana alcança quase todas as filiais

Publicado em 18/09/2014

Ganhar agilidade em todas as filiais da empresa, com confiabilidade e melhoria nas etapas do processo. Esses são os pilares que sustentam o projeto de automação da Transportadora Americana (TA), iniciado em 2012 e que caminha para fase final. As filiais de Vitória, Espírito Santo, e Porto Alegre, Rio Grande do Sul, já concluíram a implantação dos processos de conferência na transferência de cargas de forma automatizada, cumprindo o cronograma previsto.

“Nas filiais de Curitiba, no Paraná, Belo Horizonte, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, o trabalho também caminha para a reta final”, explica Dalton Vecchini, gerente de Tecnologia da empresa. A partir de outubro, a TA começa um novo cronograma de atividades, quando o projeto passa a ser implementado em filiais terceirizadas, levando o padrão da empresa também para esses terminais.

Projeto
O sistema de automação que a Transportadora Americana está desenvolvendo compreende a inteligência da operação em todas as etapas, da coleta até a entrega final. O novo sistema começou com o redesenho das fases de conferência, exigindo uma nova formatação de todo o fluxo que a carga percorre ao ser coletada. Concluída a primeira etapa, o projeto chegou à melhoria do processo de distribuição, que também passou a contar com conferência eletrônica em todas as filiais da TA, no País. Também os pallets e containers da empresa começaram a ser  identificados por código de barras e todo o trajeto da carga já pode ser conferido, etapa por etapa, garantindo o destino correto, o que evita retrabalhos ou contratempos.