LogTalk LogTalk

Projeto de automação da Transportadora Americana já alcança quase todas as filiais

Publicado em 23/07/2014

A carga segue um fluxo altamente rigoroso, com checagem de destino e conteúdo, desde o momento da coleta até a entrega final 

Ganhar agilidade em todas as filiais da empresa, com confiabilidade e melhoria em todas as etapas do processo são os pilares que sustentam o projeto de automação da Transportadora Americana, iniciado em 2012 e que caminha para fase final. Até meados de agosto, as filiais de Vitória, Espírito Santo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e Presidente Prudente, São Paulo, concluem a implantação dos processos de conferência na transferência de cargas de forma automatizada, cumprindo o cronograma previsto, uma vez que todas as demais filiais já estão operando o sistema na totalidade.

O sistema de automação que a Transportadora Americana está desenvolvendo compreende a inteligência da operação em todas as etapas, da coleta até a entrega final. O novo sistema começou com o redesenho das fases de conferência, exigindo uma nova formatação de todo o fluxo que a carga percorre ao ser coletada. Concluída a primeira etapa, o projeto chegou à melhoria do processo de distribuição, que também passou a contar com conferência eletrônica em todas as filiais da Transportadora no País. Também os pallets e containers da empresa começaram a ser  identificados por código de barras e todo o trajeto da carga já pode ser conferido, etapa por etapa, garantindo o destino correto, evitando retrabalhos ou contratempos. “A carga segue um fluxo altamente rigoroso, com checagem de destino e conteúdo desde o momento da coleta, na transferência, na distribuição, nos pallets e no caminhão”, acrescenta Dalton Vecchini, gerente de Tecnologia da empresa.

Vecchini explica que nas filiais próprias, há ainda uma fase de finalização do trabalho, nas unidades que realizam operação de transbordo: Curitiba, Paraná, Belo Horizonte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

A partir de outubro, a empresa começa um novo cronograma de atividades, quando o projeto avança para ser implementado em filiais terceirizadas, levando o padrão de melhoria também para esses terminais. A previsão é que o sistema alcance sete dessas filiais terceirizadas até setembro deste ano.