Multilog Multilog

Proximidade dos centros consumidores atraem condomínios logísticos para Curitiba

Publicado em 06/06/2013

Cidade ganhará um dos maiores empreendimentos do setor no país, o Ecopark

 

Após um período de franco crescimento em 2012, o segmento de condomínios logísticos se mostra ainda mais aquecido em 2013. Atualmente, Rio de Janeiro e São Paulo concentram mais de 70% dos lançamentos destes empreendimentos. No entanto, o crescimento de renda e o consumo acumulado na última década, demandam que as redes de varejo e indústrias expandam suas atuações, impulsionando, assim, os investimentos em empreendimentos como estes em outros estados.

Dentre as regiões em que o mercado de condomínios logísticos mais crescem nos últimos anos, estão o Nordeste e o Sul, tendo Curitiba conquistado grande destaque no setor, principalmente, pela proximidade com os principais centros de consumo do país. De acordo com o diretor da assessoria imobiliária Top Imóveis, Jaime Emílio Galperin, a capital paranaense praticamente não contava com condomínios logísticos cinco anos atrás. “Atualmente, o cenário já é outro e a procura por estes empreendimentos é crescente na cidade”, afirma.

Com o objetivo de atender esta demanda, Curitiba está prestes a receber um dos principais condomínios logísticos do Paraná, o Ecopark. O empreendimento, que conta com assessoria imobiliária da Top Imóveis, terá sua primeira fase entregue em outubro.  Com um total de 144 mil m2 de área construída, sendo 54 mil m2 já entregues nesta primeira fase – tamanho inédito em uma única nave - o Ecopark está entre os maiores condomínios logísticos do país. Localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no Contorno Sul, o empreendimento conta com fácil acesso às rodovias que ligam Curitiba aos principais centros de consumo do país. “A CIC foi criada na década de 70 e hoje é o maior polo industrial da cidade. Já atraiu empresas multinacionais como Volvo, Bosch e Case New Holand e é o lugar perfeito para um condomínio logístico como o Ecopark, por permitir escoamento inteligente dos estoques, garantindo que cheguem rapidamente a portos, aeroportos e consumidores finais. Característica fundamental para um empreendimento como este”, explica Luiz Renato Debes, diretor da incorporadora Essex, investidora do Ecopark. 

Além da localização privilegiada, outros fatores tornam o Ecopark atrativo. “Um condomínio de galpões oferece áreas flexíveis, que podem ser expandidas de acordo com a necessidade da empresa, e maior segurança – vantagens que as empresas não encontram em imóveis convencionais. Além disso, custos com manutenção, limpeza, controle de acesso, segurança e áreas de apoio, como vestiários e refeitório, são rateados entre as empresas locatárias, tornando o valor de armazenagem mais barato”, conta Galperin.

O Ecopark conta com 12 metros de pé-direito livre (altura útil de armazenagem), com pisos que resistem a até seis toneladas/m2. Somente na primeira fase do empreendimento, serão entregues 60 docas com niveladoras automáticas, que permitirão mais eficiência na ligação entre o galpão e os veículos na carga e descarga. A área administrativa é flexível, possibilitando ao ocupante adaptar o espaço a sua necessidade, modulando o mezanino da sua unidade.

Outro diferencial do Ecopark é a sua proposta sustentável. Galperin revela que a construção está em processo de certificação LEED, selo Green Building que traz vantagens para os empreendimentos, como redução dos custos operacionais de água e energia, melhora da qualidade interna com o aumento da luminosidade e valorização do imóvel. “Entre as intervenções, está o sistema de reutilização e polimento de águas pluviais, coletadas nas coberturas metálicas para reuso em vasos sanitários e mictórios. O consumo de energia chega a ser 54% inferior quando comparado ao modelo tradicional. A economia é decorrente do uso de cobertura prismática com iluminação zenital, o que permite maior aproveitamento da luz natural. Além disso, foram empregados equipamentos e luminárias capazes de reduzir significativamente o consumo, mesmo na ausência da luz do sol”, acrescenta o Galperin. 

O Ecopark ainda possui sistemas que garantem segurança e conforto aos usuários como portaria blindada e segurança 24 horas com controle perimetral e circuito fechado de TV. Também há vestiários modulares, proporcionais às áreas de locação do galpão, ambulatório médico, sala para descanso dos funcionários e refeitório com cozinha industrial, o que proporciona maior conforto aos colaboradores do empreendimento.