Multilog Multilog

Raízen realiza primeiro transporte de biodiesel via ferrovia de Rondonópolis para o Sudeste

Publicado em 23/06/2015

Operação pioneira favorece a redução de preços do biocombustível no Centro-Oeste e maior eficiência logística

A Raízen realizou, de forma pioneira no mercado, o primeiro transporte de biodiesel de Rondonópolis, Mato Grosso, para Paulínia, São Paulo, pelo modal ferroviário. A partir de agora, a companhia pode escoar biocombustível para o Sudeste e, utilizando a logística reversa, levar derivados de petróleo para o Centro-Oeste. Cerca de 50 milhões de litros de produto serão transferidos das rodovias para a ferrovia, anualmente. A primeira operação com o novo modelo aconteceu no dia 11 de junho.

A companhia é a primeira distribuidora no País a realizar a operação via modal ferroviário na região, proporcionando maior eficiência no transporte e, ainda, a redução de circulação de cerca de 50 caminhões. Segundo o diretor de Operações da Raízen, Luiz Renato Gobbo, a expectativa é que a operação fomente a competitividade dos produtores de biodiesel, no Centro-Oeste, e proporcione importante redução de custos na cadeia logística.

“Uma ferrovia próxima às regiões produtivas evita que as cargas sejam escoadas unicamente pelo modal rodoviário, que tem custos operacionais maiores. A nova operação fortalece uma vantagem competitiva de Rondonópolis, que é a intermodalidade, e foi possível devido ao know-how e à infraestrutura de alta tecnologia da Raízen, nas cadeias produtivas e logística do segmento de combustíveis, junto aos esforços envolvendo as iniciativas públicas e privadas”, ressalta Gobbo.

A operação marca, mais uma vez, a posição de vanguarda da Raízen na área de logística. A empresa foi pioneira a usar o modal ferroviário no transporte de biodiesel, quando escoou o biocombustível entre os terminais de Esteio, Rio Grande do Sul, e Araucária, Paraná, na região Sul, em 2011.