Assinatura Premium Assinatura Premium

Rede Marajó usa telemetria para aumentar segurança da própria frota

Publicado em 10/08/2018

Com a solução, empresa pode gerenciar a jornada de trabalho, além de ter informações detalhadas sobre velocidade, direção e pesos por eixo

Cada vez mais as empresas brasileiras buscam soluções eficientes para a gestão de frotas. Entre elas está a Rede Marajó, maior grupo revendedor de combustíveis da Shell no Brasil, que precisava de ferramentas para melhorar a segurança e controlar a jornada de trabalho dos motoristas, para atender a Lei 13.103.

Diante disso, a Rede Marajó, por meio da Rotagyn, estabeleceu parceria com a MiX Telematics. De acordo com Fabiane Cândido, gerente Administrativa de Transportes da Rede Marajó, a MiX Telematics oferece ferramentas para garantir o aproveitamento da frota da empresa. “Hoje temos o controle de jornada, controle de todo o trajeto, controle de retirada de combustível, excesso de velocidade, infrações do motorista. Por meio da Rotagyn, contamos com toda a parte de suporte técnico, relatórios de pronto atendimento e canal de comunicação direta, que nos permite maior assertividade ao extrair informações.”

Além disso, a Marajó possui a solução “MiX Smart – Rotograma Falado” que, quando associado à telemetria, atua junto aos motoristas independentemente de comunicação GPRS, alertando sobre os riscos do trajeto, que são previamente parametrizados de acordo com o tipo de carga transportada. No caso da Rede Marajó, a solução informa aos motoristas se estão excedendo a velocidade permitida e padronizada pela empresa. Quando o motorista ultrapassa a velocidade de 75 km/h, o sistema emite um sinal sonoro para alertar e corrigi-lo, o que garante mais segurança na operação.

Implantação
O processo de implantação da tecnologia foi bem rápido – em torno de um mês e meio, até a instalação integral da frota. “Para a adaptação dos motoristas, fizemos um treinamento interno para ensiná-los a utilizar a ferramenta”, destaca Fabiane.

Resultados na operação
Desde então, a empresa passou a ter controle total da frota, possibilitando gerenciar a jornada de trabalho, além de ter informações precisas sobre velocidade, direção, pesos por eixo, entre outros pontos, que são fundamentais para segurança do motorista e da carga transportada.

De acordo com Bruno Santos, diretor de Vendas e Serviços da MiX Telematics, a telemetria é fundamental para as empresas no Brasil, cujo modal rodoviário representa mais de 60% do mercado. “Os benefícios da telemetria incluem a redução de acidentes, melhoria do bem-estar e segurança do motorista, além da redução de mortes no trânsito e redução dos custos relacionados a acidentes”, diz.