Assinatura Premium Assinatura Premium

Retrak aposta em pesquisa e novos desenvolvimentos de equipamentos para 2015

Publicado em 27/01/2015

A Retrak, empresa que loca e vende equipamentos da marca Still, para a movimentação e armazenagem de materiais, começa 2015 comemorando a boa aceitação dos novos produtos apresentados em 2014. No ano passado, a empresa desenvolveu uma linha de equipamentos auxiliares na troca de baterias tracionárias e abastecimento de água, projetados para uso em equipamentos elétricos de sua frota, melhorando a segurança e a eficiência do operador.

O diretor-executivo da empresa, Fábio Pedrão, comenta que uma das diretrizes da Retrak é investir em pesquisa e desenvolvimento, para a manutenção e suporte à frota de locação, atualmente, com mais de 2.000 equipamentos. Isso exigiu a criação de uma equipe dedicada a projetos especiais de adaptação de equipamentos e acessórios, que, em 2014, apresentou as novidades, com o foco inicial nas baterias tracionárias. “A dinâmica de mercado exige que sejamos mais ousados. Isso não se traduz apenas na compra de equipamentos mais modernos para a frota, mas, também, na criação de soluções que aumentem a segurança e a rapidez nas operações e reduzam custos para o cliente.”

As baterias, de acordo com Sérgio Guimarães, diretor técnico da Retrak e responsável pelos novos desenvolvimentos, foram o alvo inicial, devido aos altos custos de manutenção. “O primeiro projeto que, de fato, concretizamos foi a Eco B, uma bateria ecológica que recebeu um revestimento especial para evitar a corrosão por ácido e subsequente vazamento. Aplicamos, também, por dentro, uma solução alcalina, que ajuda a neutralizá-lo, prorrogando a vida útil da caixa. Depois focamos a troca de baterias sob dois aspectos: segurança e ergonomia. Daí nasceu o projeto do Trocador Automático de Baterias (TAB). Da procura por maior segurança e economia para abastecimento de água das baterias, surgiu a Unidade Autônoma de Abastecimento (UAA).”

A UAA foi desenvolvida para facilitar a operação de abastecimento de água da bateria e promover ganhos de produtividade e segurança. O equipamento possui filtro e deionizador próprio e o cliente apenas coloca água de torneira em seu reservatório. A UAA permite o abastecimento de todos os elementos da bateria em uma só operação de apenas 15 segundos. As baterias da Retrak já são equipadas com válvulas automáticas, para facilitar o processo. “Uma das vantagens desse sistema é a segurança para o operador, evitando o contato com o ácido sulfúrico presente na bateria”, esclarece Guimarães.

O TAB foi desenvolvido para a eliminação total do esforço e redução do tempo gasto na troca de baterias. São vários modelos, fabricados conforme o peso e dimensões das baterias. Assim, para baterias de paleteiras, o TAB é instalado sobre um transpalete manual. Nesse caso, a retirada e a colocação da bateria na paleteira são feitas por motor elétrico e a translação e elevação, pelo operador. Nos modelos para empilhadeiras, todos os movimentos são automatizados. Alguns modelos incluem, ainda, sistema de abastecimento automático na mesma unidade.

Entre os planos da empresa para 2015 está o desenvolvimento de novos projetos com novidades, além da continuidade na renovação de sua frota, o aumento do número de equipamentos locados e um crescimento ambicioso para os próximos três anos. “Estimamos não menos que 15% de crescimento ao ano e, certamente, os novos desenvolvimentos nos ajudarão a atingir essa meta”, completa Pedrão.