LogTalk LogTalk

RETRAK coloca estação de tratamento de efluentes em operação

Publicado em 23/03/2012

A Retrak Empilhadeiras  já está operando em sua sede de Guarulhos, SP, uma Estação de Tratamento de Efluentes com licença expedida pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A empresa investiu 90 mil Reais nos últimos dois anos para sua construção em uma área de 120 m2, e o objetivo é tratar a água contaminada resultante da lavagem de equipamentos, baterias e peças.

“Com o aumento de nossa frota de máquinas, o volume de água contaminada também cresceu, acarretando mais custos para o destinação correta dos resíduos, o que fazíamos através de empresas especializadas. Fizemos um estudo e verificamos a viabilidade do investimento na estação de tratamento própria”, explica Sérgio Guimarães, diretor técnico da RETRAK Empilhadeiras.

No segmento de prestação de serviços em que a RETRAK atua, investir em uma estação de tratameto de efluentes não é algo comum, pois as empresas ainda estão assimilando a cultura de manejo adequado de resíduos para proteger o meio ambiente. O executivo destaca a conscientização dos colaboradores como um dos principais benefícios, já que a instalação  é uma demonstração da importância dada pela Retrak a atitudes ecologicamente corretas.

“Outro ganho foi a redução de custos com a eliminação quase total dos resíduos enviados às empresas especializadas em manejo ecologicamente correto de poluentes. A imagem da empresa fica fortalecida também perante os clientes e o mercado, que cada vez mais valorizam as iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente”, diz Guimarães.

Para breve, a RETRAK planeja substituir as bombas elétricas da Estação por cataventos para o bombeamento da água entre as etapas do processo de tratamento e também usar aquecimento solar para elevar a temperatura da água, melhorando a eficiência na lavagem. Outra iniciativa em curso na empresa é o estudo para uso de geradores eólicos na recarga de baterias.