LogTalk LogTalk

Revista MundoLogística destaca a visão prática de como o Big Data vem revolucionando a cadeia de suprimentos

Publicado em 12/05/2015

Com o crescimento das mídias sociais e o número maior de dispositivos inteligentes conectados, o universo digital cresce a uma taxa que dobra o volume de dados armazenados no mundo, a cada dois anos. Diante desse crescimento, o Big Data é um dos assuntos de maior interesse para diversos líderes, uma vez que é considerado por muitos a próxima fronteira para a inovação, concorrência e produtividade.

Com o objetivo de mostrar uma visão prática sobre como o Big Data vem revolucionando a logística e a cadeia de suprimentos, em seu artigo de capa, a edição 46 da revista MundoLogística detalha que essa nova tecnologia tem a capacidade de transformar os dados em informação significativa, ou seja, um ativo para cada modelo de negócio ou atividade.

Esta edição traz, também, o especial Operadores Logísticos, em uma reportagem, na qual foram entrevistados experientes operadores, que atuam no Brasil e exterior, que falaram a respeito de como melhorar os resultados das operações logísticas em 2015 e como o operador pode auxiliar nesse processo, com vistas, ainda, à terceirização. Além disso, há um amplo estudo sobre os operadores logísticos no Brasil, encabeçado pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL).

A GTP Tecnologia apresentou um case de sucesso sobre uma solução usando Radio-Frequency Identification (RFID) e robótica autônoma, sem necessitar de pessoas para realizar inventários periódicos diários do armazém, nos horários em que a fábrica está parada, visto que o processo de inventário é demorado, caro e, nem sempre, gera um resultado preciso, pois depende da atenção das pessoas envolvidas na contagem.

Ainda nesta edição, outros temas foram abordados, como inovação e difusão de boas práticas em logística urbana, os métodos de forecasting e as dificuldades de previsão de demanda, o momento econômico e os operadores logísticos, os desafios da intermodalidade, Supplier Relationship Management, entre outros.

Para mais detalhes, acesse: www.revistamundologistica.com.br.