LogTalk LogTalk

Robbins investirá R$ 20 mi em fábrica no Pecém

Publicado em 18/06/2012

A empresa norte-americana Robbins, confirmada ontem como vencedora do processo de licitação para a fabricação de quatro tuneladoras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, deverá instalar, nos próximos meses, uma fábrica no Pecém, para atender à demanda de compradores do País e da América do Sul.

A nova unidade - a primeira da Robbins na América Latina - auxiliará a fabricação dos quatro equipamentos e terá cerca de 90% da mão de obra formada por cearenses. A construção pode começar ainda neste semestre.

Conforme o consultor e diretor executivo da Pentagonal - empresa que tem prestado serviço à Robbins -, Aécio Gonçalves, o investimento inicial para a instalação da fábrica é de aproximadamente R$ 20 milhões, que envolvem a construção do espaço físico e a aquisição de equipamentos. Ao todo, a unidade deverá gerar, quando estiver em operação, uma média de 100 empregos diretos e 300 indiretos.

De acordo com Gonçalves, entre 10% e 20% dos trabalhadores passará por treinamento nos Estados Unidos. A unidade, informa, ficará instalada em uma área de sete hectares no Pecém.

A Robbins terá de entregar as duas primeiras tuneladoras em um prazo de até 10 meses. Os dois outros equipamentos têm um prazo de entrega de 12 meses. A expectativa da companhia é poder fabricar as duas últimas máquinas já no Ceará.

Segundo o representante comercial da Robbins no Brasil, Orlando Beck, a companhia já prevê a participação em licitações em outros estados, como Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

Somados, indica, os projetos nesses e em outros estados totalizam 80 quilômetros de túneis, em cujas obras a Robbins espera participar como fornecedora de equipamentos.