Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Robô faz picking e packing para pedidos multicanais e intralogística

 

Publicado em 28/04/2021

O robô dá suporte ao picking e packing com grande variedade de produtos e manipulação de pedidos sob demanda 
 


O crescimento do varejo multicanais significa que os Centros de Distribuição (CDs) e estoques de logística precisam transformar seus sistemas para trabalhar com paletes e embalagens destinadas às prateleiras das lojas, ao mesmo tempo em que também faz o picking e packing de itens altamente variados para serem enviados diretamente para clientes finais.
Um impulsionador significante para a mudança tem sido o crescimento da distribuição direct-to-consumer (D2C – direto para o consumidor) e direct-to-store (D2S – direto para a loja), que está mudando drasticamente a forma com que os consumidores compram e retiram os produtos. Com esses novos modelos, os consumidores têm um leque maior de opções de métodos para receber pedidos, além da entrega em domicílio, que está se tornando cada vez mais insustentáveis, ecológica e economicamente, conforme mais pessoas compram on-line. Esses métodos incluem clicar e buscar, retirar na loja e, mais recentemente, quiosques robóticos de rua, dos quais os compradores pagam e recebem o produto de sua escolha.

 

O robô nas operações de picking e packing 

Lançado ano passado, o robô IRB 390 FlexPacker começou a ser comercializado em março deste ano e está disponível em variantes com quatro ou cinco eixos. O IRB 390 é 35% mais rápido do que o FlexPicker IRB 360-8/1130, com 45% de aumento no volume de alcance e carga de até 15 kg.
Projetado para clientes das indústrias de alimentos & bebidas, logística, farmacêutica e bens empacotados para o consumidor, o IRB 390 será ideal para embalagem secundária e aplicações de cargas maiores, com a velocidade e flexibilidade para suportar a embalagem pronta para prateleira (SRP) e a embalagem pronta para o varejo (RRP). Outros possíveis usos incluem embalagem secundária nos segmentos de alimentos (secos e molhados), bebidas, farmacêutico, médico, cuidados pessoais, pet care (comida e outros), CPG (bens embalados para o consumidor) e logística. O IRB 390 tem os lubrificantes nível NSF H1 para trabalhos com alimentos e é montado com material em conformidade com FDA, apropriado para uso em ambientes higiênicos. FGO e FGG (H1) são utilizados em todos os redutores e rolamentos expostos.

 

“Com o lançamento do novo IRB 390 FlexPacker, a ABB pode oferecer um portfólio maior de produtos de automação para ajudar nossos clientes a atenderem aos desafios mais recentes de pick e place. Nós estamos combinando velocidade, carga e precisão do FlexPacker com a capacidade comprovada de alta velocidade de picking e packing do FlexPicker e as capacidades de visão avançada e digital twin do PickMaster Twin para ajudar nossos clientes a tornarem suas linhas mais flexíveis do que nunca, a se adaptarem ao crescimento do baixo volume, alto mix e produção com cargas maiores.” - Marc Segura, managing director consumer segments & service robotics da ABB.

 

Os fabricantes podem montar uma solução completa para pré-organização e embalagem em grupo ao combinar o IRB 390 Flex Packer com o IRB 360 FlexPicker, que vem sendo líder em picking e packing de alta velocidade de última geração nos últimos 15 anos.
O FlexPacker também foi projetado para trabalhar com o PickMaster Twin, software de robótica da ABB líder de mercado para aplicações de picking e packing de fluxo aleatório por meio de sistema de visão guiada. Os recursos da tecnologia de digital twin PickMaster Twin, permitindo a construção de estações de empacotamento simuladas para otimizar o processo de picking. O software aumenta a produtividade ao encurtar drasticamente tempo de comissionamento de dias para horas e tempo para execução de modificações de horas para minutos, enquanto maximiza a eficiência geral da linha. O software também apresenta um sistema de visão colorida potente que pode suportar até dez câmeras para guia de posição precisa e recurso de inspeção.

 

Veja também: