LogTalk LogTalk

RV Ímola constrói câmara fria aplicando solução sustentável

Publicado em 23/09/2021

Unindo redução de custos e sustentabilidade, a empresa de logística farmacêutica optou por utilizar embalagens de isopor para o isolamento térmico do espaço


Foto: Divulgação

A RV Ímola optou por uma alternativa sustentável na construção de uma nova câmara fria. Com foco em sustentabilidade, a empresa reutilizou embalagens de isopor, que seriam descartadas, para o isolamento térmico do espaço. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 400 m² de isopor.

A empresa recebe grande parte dos materiais que transporta e armazena em embalagens de isopor – material que, apesar de garantir a temperatura e a proteção da carga, gera impacto ao meio ambiente caso não seja descartado corretamente. Por isso, após avaliar a possibilidade da reutilização, a empresa desenvolveu o projeto na construção da câmara, que teve uma economia superior a 85% em comparação aos modelos anteriores.

“Com a crescente demanda de serviços, a empresa já projetava a construção de uma nova câmara fria e o isopor poderia atender a necessidade do isolamento do ambiente. A quantidade armazenada era mais que suficiente. Então o projeto foi colocado em prática”, afirma Lauro Traldi, vice-presidente operacional.

Outras iniciativas já estão em andamento. De acordo com a empresa, os próximos passos serão instalar placas de isopor no forro de todos os armazéns climatizados. “Acreditamos que essa ação promoverá uma redução em 20% no consumo elétrico”, diz o vice-presidente operacional.