LogTalk LogTalk

Sanofi abandona planilha de cálculos e obtém agilidade da produção com sistema APS Ortems

Publicado em 27/02/2012

Presente em mais de 100 países, há mais de cinco décadas a Sanofi tem participado ativamente da história da indústria farmacêutica brasileira e reafirmado seus laços por meio de uma plataforma industrial forte e de um programa sustentado de investimentos em diversas áreas, visando ao intercâmbio tecnológico e ao suporte científico, à ampliação e melhoria de suas instalações industriais, à capacitação de seus recursos humanos.

Um dos focos desses investimentos é a área industrial da empresa, que ganhou há cerca de 1 ano suporte de um software de planejamento e programação avançada da manufatura (APS) da ORTEMS para a planta de Suzano, interior de São Paulo, com intuito de otimizar a produção da planta com aproximadamente 230 milhões de unidades anuais, com exportações para países asiáticos e para a maioria dos países latino-americanos. “A planta tinha o processo de produção apoiado por planilhas eletrônicas de cálculo, ineficientes pelo volume e pela complexidade dos processos. Elas não eram flexíveis quando havia necessidade de implantar mudanças na produção e também não possibilitavam atualizações imediatas no ERP da Sanofi com dados do programa de produção,  que por sua vez ajuda a identificar as datas de entrega de insumos”, relata Vanessa Maciel Husemann, gerente de projetos da G2A.

O processo de implantação do APS, finalizado em janeiro de 2011, foi realizado pela G2A, empresa de TI com sede em Campinas, e abrangeu a programação detalhada e o planejamento da produção. A solução, de acordo com Marcelo Viana, gerente de logística  da Sanofi, atendeu a premissas como gerar links entre as fases de fabricação e embalagem; estabelecer critérios de priorização para definição do sequenciamento da produção; atualizar diariamente as datas efetivas das ordens de produção otimizando a entrega de insumos; apontar a produção realizada fase a fase; além de possibilitar a simulação de cenários e realizar análise de CRP.

“Um dos maiores desafios foi o desenvolvimento da interface entre o APS e o ERP”, comenta Viana. “Adicionalmente, para potencializar resultados, dedicamos uma equipe multifuncional ao projeto para realizar reuniões semanais com a equipe corporativa na França”.

O profissional destaca que entre os pontos fortes do APS ORTEMS estão o dinamismo do sistema; fácil identificação do impacto de mudanças no processo de fabricação e completo controle visual da saturação de todas as máquinas envolvidas na produção.

Os benefícios já percebidos pela Sanofi após a etapa inicial da implantação do APS ORTEMS são a melhoria dos indicadores de tempo de ciclo de produção;  melhoria do nível de estoque em processo e redução do ciclo de programação de entrega de insumos e produtos acabados de mensal para semanal, descreve Marcelo Viana.

A empresa precisou treinar um time de operadores para registrar as produções no sistema ORTEMS em mais etapas do que era realizado anteriormente. Também precisou realizar manutenção do cadastro das receitas dos produtos com mais detalhes e com maior frequência do que o processo anterior, como por exemplo a criação de uma completa matriz de setup.  A Sanofi passou a fazer um acompanhamento diário do programa dinâmico de produção, sempre atualizado pelos registros da produção realizada.

Entre as expectativas da Sanofi, segundo Viana, estão a implantação do APS em todas as unidades de produção e na área de Controle de Qualidade. “Desejamos ter, ainda, a visualização em tempo real dos apontamentos realizados”.